Quem não foi não sabe o que perdeu. A população de Guaratinga presente no auditório da APAE, na noite da ultima quarta-feira (15) conferiram em primeira mão, o show que a orquestra Eruditos Concerto, da cidade de Teixeira de Freitas preparou para sua apresentação na cidade. Com a casa cheia de um público formado por comerciantes, religiosos, políticos, estudantes, professores e músicos de diferentes estilos modernos se encantaram com a magia e exuberância da musica clássica.
Por quase duas horas, a orquestra comandada pelo maestro Orley Silva fez o público se emocionar e se encantar com as obras de nomes consagrados da música clássica como, Mozart, Vivaldi, J. Madureira, Guerra-Peixe e outros que naquele instante aproximou os guaratinguense da música erudita. Durante a apresentação era possível perceber um extremo silêncio da plateia, que era quebrado ao final de cada interpretação, com muitos aplausos e murmúrios de satisfação.
A apresentação do trabalho da orquestra em Guaratinga só foi possível graças ao empenho do presidente da Câmara de Vereadores Jadel Vaz, que contou com o apoio imensurável da prefeita Christine Pinto, que juntos dos seus familiares prestigiaram o concerto.
Em seus agradecimentos, o maestro Orley que se demonstrou extremamente encantado com o público parabenizou a iniciativa dos interessados pela realização daquele momento clássico e inédito e disse que através de uma conversa com o presidente do legislativo e a prefeita, já está previsto ainda para este semestre, a iniciação da orquestra sinfônica de Guaratinga. O maestro lembrou também da parceria da Deputada estadual Maria Del Carmen, pessoas a qual não mediu esforços em contribuir para a realização deste projeto no município de Guaratinga.
Com a notícia de que Guaratinga terá em breve a sua própria orquestra, a plateia vibrou de alegria, e por conta disso, o maestro se sensibilizou com a emoção de uma jovem que logo recebeu dele, o privilégio de ser homenageada com a última interpretação do repertório, “Carinhoso”, música centenária de Pixinguinha.
No final, o reconhecimento da população foi unanime e acabou rendendo elogios aos responsáveis pelo evento e aos integrantes da filarmônica.