
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaratinga, realizada na quinta-feira (08), o vereador e presidente da Casa, Paulo Chiclete, apresentou, em conjunto com os vereadores Joetson Nunes Gama e Genaldo Sulina de Freitas, a Indicação nº 046/2025, que solicita uma série de intervenções estruturais no povoado de Cajuíta.
A proposta prevê a restauração do calçamento em áreas danificadas por erosões, o patrolamento das vias não pavimentadas, limpeza geral das ruas e melhorias na iluminação pública. Segundo Paulo Chiclete, os problemas afetam diretamente a qualidade de vida da população e o meio ambiente.
“Acaba prejudicando não só moradores, mas também o meio ambiente. Então, a gente vem pedir encarecidamente ao secretário Gelson Almeida e ao nosso prefeito Rafael Gandhi que deem uma atenção especial àquele povoado, pois tenho certeza de que, em breve, a solução estará chegando”, afirmou o vereador durante uso da tribuna.
A situação de Cajuíta já havia sido noticiada pelo portal FURO31 em uma matéria publicada em março. Moradores relataram a falta de iluminação pública em diversas ruas, como a Antônio Gonçalves e a Castro Alves, onde lâmpadas queimadas deixam trechos completamente às escuras desde o ano passado.
Durante a sessão, Paulo Chiclete também cobrou intervenções nos bairros Antônio Costa e Vianão, que, segundo ele, estão praticamente intransitáveis. O vereador afirmou já ter conversado com o prefeito Rafael Gandhi, que informou que máquinas e equipamentos devem chegar nos próximos dias para atender às demandas.
“Nós, vereadores, somos cobrados pela população e estamos aqui justamente para buscar soluções e melhorias para Guaratinga”, acrescentou.
Em nota oficial, a Prefeitura de Guaratinga informou que está ciente das demandas apresentadas. Inclusive, o prefeito Rafael Gandhi esteve em Cajuíta nesta semana para supervisionar pessoalmente as ações, que já começaram pela área de iluminação pública, com substituição de lâmpadas em ruas críticas. Além disso, uma engenheira da equipe técnica do município já esteve no povoado para averiguar a situação das ruas danificadas, como parte do planejamento para execução das obras.