Pela primeira vez Guaratinga irá transmitir propaganda eleitoral local e gratuita. A iniciativa é da rádio comunitária Imaculada (87,9 FM), que irá abrir o espaço para os candidatos falarem das suas propostas para a cidade. O programa começa ir ao ar nesta sexta-feira (09).
A rádio é dirigida pela Associação Comunitária Nossa Senhora da Imaculada Conceição e segundo a direção, o objetivo em transmitir o horário eleitoral é fazer esse trabalho social e de utilidade pública para a população, que faz parte dos propósitos de um veículo de comunicação comunitária. Com os programas eleitorais sendo transmitidos a rádio também ficará mais conhecida na cidade e terá um crescimento na audiência.
A decisão foi tomada durante uma reunião da justiça eleitoral, com representantes dos partidos e a emissora, que aconteceu na última sexta-feira (2) em Itabela.
Segundo o TRE- BA, a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020 é determinada pelo quantitativo de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados, em Brasília.
São duas as formas de propaganda eleitoral gratuita no rádio. A primeira delas é em Bloco de 10 minutos, que deverá ocorrer nas eleições para prefeito, de segunda a sábado as 7h e as 12h, seguindo a ordem definida em sorteio:
1º – Partido PDT – Tempo de duração: 1 minuto e 13 segundos
2º – Partido Republicanos – Tempo de duração: 1 minuto e 17 segundos
3° – Coligação ‘Guaratinga Livre’ – Partidos PT e PL – Tempo de duração: 3 minutos e 22 segundos
4º – Coligação ‘Pra Guaratinga Voltar a Brilhar’ – Partidos DEM, PROS, PV E PSB – Tempo de duração: 2 minutos e 51 segundos
5º – Partido PSDB – Tempo de duração: 1 minuto e 17 segundos
A segunda delas é em Inserções, ou seja, comerciais, de 30 segundos ou 1 minuto cada. Para isso, a emissora de rádio destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação entre candidatos majoritários (prefeitos) e proporcionais (vereadores) de segunda-feira a domingo.
Para participar, os partidos devem produzir o seu material e entregar na emissora de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. A rádio se responsabiliza apenas pela transmissão, o conteúdo é de responsabilidade de cada partido. Em caso de direito de resposta, os partidos deverão entrar com o pedido na justiça eleitoral e não na emissora.