Um tubarão de quase três metros foi capturado por pescadores na Praia dos Coqueiros, em Trancoso, município de Porto Seguro, na manhã desta terça-feira (22). Segundo uma veterinária do Projeto Baleia Jubarte, trata-se de um tubarão-lixa, conhecido também como tubarão-enfermeiro ou lambaru.
Conforme informações de pescadores, o animal ficou preso à rede durante a pescaria. Cerca de quatro pescadores conseguiram puxar o tubarão até o barco. “O animal foi pescado próximo à praia”, disse um dos pescadores.
“Pelo tamanho, deve ser um animal juvenil”, esclareceu a veterinária, que disse ainda que a espécie pode chegar a quatro metros. Não foi possível identificar o sexo do animal.
De acordo com a informação, a espécie se alimenta basicamente de peixes e mariscos e é comum encontrá-la no litoral da Bahia.
Os pescadores levaram o tubarão até a areia. Eles disseram que iriam dividir o animal entre o grupo para comer.
De acordo com o Projeto Tamar, o tubarão-lixa é uma espécie em extinção. “Capturar um tubarão em extinção é crime, e linchar o animal também”, disse em recente entrevista, o ambientalista Adriano Artoni.
RADAR64 |
CANAL DE JORNALISMO DO FURO31:
Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo colabore com a reportagem do FURO31 via WHATSAPP: (73) 98112-0138.