
Os municípios de Porto Seguro e Eunápolis não assinaram o contrato com o consócio de saúde para construção da Policlínica Regional que oferecerá atendimentos médicos de média complexidade na Costa do Descobrimento. Segundo o programa ‘De Olho na Bahia’ da rádio Pataxós FM, o prazo para a assinatura desse contrato, por parte das prefeituras, era até o último dia do mês de março de 2021.
O consócio de saúde da região da Costa do Descobrimento foi proposto pelo Governo do Estado para que o valor da construção de uma policlínica fosse dividido entre os municípios e o estado. A divisão seria feita da seguinte forma: 40% do valor para o governo do estado e 60% para os municípios. A conclusão da obra e início dos atendimentos está prevista para o mês de maio. Os gestores de Eunápolis e Porto Seguro não retornaram os contatos feitos pela secretaria estadual de saúde, não assinaram o contrato e por este motivo estão fora do consócio.
De acordo com a diretoria executiva do consócio, um ofício foi enviado na segunda-feira (29) para os chefes de gabinete desses municípios, pedindo um posicionamento com relação a adesão ou não ao consócio, mas não houve resposta. Ainda assim, o Governo do Estado confirmou que a obra continua e a policlínica será inaugurada mesmo sem a participação desses municípios.
A reportagem do programa entrou em contato com o município de Eunápolis e a secretaria de saúde afirmou que o contrato do consócio estava em avaliação jurídica, ainda sem confirmação. A secretaria de Porto Seguro não se pronunciou sobre o caso.