Além do calote nos professores e demais servidores públicos da educação, com o não pagamento salarial referente ao mês de dezembro de 2016, o descaso do ex-prefeito Kenoel Viana também se faz presente no péssimo estado encontrado pela atual gestão, em boa parte das escolas municipais. Entre tantas depredações, exemplificamos as escolas Amadeu D. Alves e Antônio Carlos Magalhães, no povoado de Barra Nova, com telhado, portas e janelas quebradas, tudo em apresentação deplorável, que abrigava um verdadeiro lar de morcegos.
A realidade agora é outra, as escolas do povoado receberam por parte da prefeita Drª Christine, atenções especiais e necessárias devido à falta de humanidade com os alunos e profissionais que ali trabalham e já estão passando por uma ampla reforma para o início do ano letivo.
Na escola Amadeu D. Alves que atenderá alunos do ensino fundamental 1, 2 e ensino médio a reforma foi mais específica, com a troca de telhado e madeiramento que estava apodrecendo expondo riscos aos funcionários. Também na mesma escola está sendo feita a otimização da cantina e teve ainda a ampliação do prédio que recebeu mais três salas, sendo duas para os alunos e uma exclusiva para professores.
Assim como na escola Amadeu D. Alves, a escola ACM – Antônio Carlos Magalhães, que atenderá a clientela infantil, também esta passando por reformas nas instalações elétricas, hidráulicas e limpeza em geral e vão receber pintura adequada. O telhado da ACM está sendo completamente modificado com a troca de 8 mil telhas mais modernas e seguras, além da sua estrutura predial que passará por mudanças dando mais espaço para a cantina e os banheiros, com mais mobilidade para os alunos.
“Diante da crise financeira em que nos encontramos e da grande demanda de melhorias das escolas do município, priorizamos inicialmente as escolas de Barra Nova, pois as mesmas se encontravam em condições desumanas para o trabalho dos profissionais e aprendizagem dos alunos. Depois de Barra nova será a vez de Cajuíta e com um planejamento serio e eficiente pretendemos realizar reformas de qualidade em todas as escolas, o mais rápido possível”. Disse a prefeita Drª Christine Pinto.
“Além da organização estrutural no quadro funcional da educação no povoado a reforma nas escolas chegou em boa hora, devido as dificuldades e desconfortos encontrados por alunos e professores nos últimos anos, que em breve estarão desfrutando dos benefícios que serão colocados à disposição de todos”. Afirmou o secretário de Educação Francisco Carlos.