Ouça essa matéria:

Nesta quarta-feira (26), foi lançada oficialmente a programação do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da Primeira Missa celebrada no Brasil, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2025, na Costa do Descobrimento. O evento, de grande importância histórica e religiosa, contará com missas solenes, visitas jubilares, atos cívicos e uma grande celebração na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha.


A solenidade de abertura será no dia 24 de abril, com um ato cívico no Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália, incluindo o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional pela orquestra local. Em seguida, os fiéis poderão participar de uma Missa Solene com os bispos do Regional, na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

No dia 25 de abril, a programação prevê visitas jubilares em diversos locais da região, como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Vale Verde. Um dos momentos marcantes será o Terço da Misericórdia pelo Brasil, às 15h, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha. Às 17h, será celebrada uma Missa Solene na Paróquia Nossa Senhora da Pena, em Porto Seguro.

Já no dia 26 de abril, data que marca os 525 anos da Primeira Missa, as atividades começam cedo, com alvorada festiva e a encenação do Auto de Pindorama, às 10h, na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha. Outro momento de grande simbolismo será a chegada da Cruz Original da Primeira Missa no Brasil, que será acolhida no Aeroporto Internacional de Porto Seguro.

À tarde, a programação inclui a Carreata da Fé, a Procissão de Nossa Senhora da Esperança e, às 16h, o ponto alto do jubileu: a Missa Pontifical dos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, na Praça do Cruzeiro, presidida por autoridades eclesiásticas. A noite será encerrada com um show pirotécnico e um show religioso.

O evento é uma realização da Diocese de Eunápolis e da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, com organização das secretarias de Turismo e Cultura e apoio do Governo da Bahia e da Prefeitura de Porto Seguro. A TV Aparecida será a emissora oficial da transmissão.

A celebração do Jubileu Eucarístico reforça a importância de Santa Cruz Cabrália como um dos marcos da história do Brasil e promete reunir fiéis de diversas partes do país para vivenciar este momento de fé e tradição.