Ouça essa matéria:
(Foto: Arquivo/FURO31)

Desde a última quarta-feira (4), quando foram registradas mais de cinco quedas de energia seguidas em Guaratinga, o sistema de abastecimento de água da cidade tem enfrentado dificuldades operacionais. De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), as interrupções constantes no fornecimento de energia afetaram o funcionamento do sistema, comprometendo o abastecimento desde então.


De acordo com a Embasa, equipes técnicas estão realizando manobras operacionais no sistema para tentar abastecer todas as localidades de forma equilibrada. Apesar dos esforços, a empresa alerta para possíveis oscilações na oferta de água enquanto a situação energética não for regularizada.

A Embasa reforça a recomendação de que todos os imóveis estejam equipados com reservatórios de água, como caixas d’água, para garantir o abastecimento durante eventuais períodos de interrupção. A empresa também solicita que os moradores façam uso racional da água, evitando desperdícios, até que o problema seja completamente solucionado.

A situação segue sendo monitorada, e a população pode acompanhar atualizações pelos canais de comunicação da Embasa.