Ouça essa matéria:

A secretária de Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, confirmou que Guaratinga receberá um novo prédio do Colégio Estadual Jésus Moura, reforçando a importância da obra e destacando a visita iminente do governador Jerônimo Rodrigues para o anúncio oficial. A confirmação foi feita em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (08) pelo prefeito eleito, Rafael Gandhi.

No vídeo, a secretária, que estava acompanhada da vice-diretora da escola, Joara Nascimento, declarou: “A gente está aqui trabalhando muito e daqui a pouco o governador Jerônimo vai aí para anunciar um presente muito especial igual a esses que estamos entregando em vários municípios, e que em Guaratinga vai ter também. Então se organizem, que o governador vai aí entregar presente pra educação”.

Rowenna Brito, secretária de Educação do Estado da Bahia, ao lado de Joara Nascimento, vice-diretora do Colégio Estadual Jésus Moura (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A primeira menção oficial sobre o projeto ocorreu em março de 2024, quando o governador Jerônimo Rodrigues, em uma coletiva de imprensa, respondeu à pergunta de Adson Rodrigues, diretor do Furo 31. “Em Guaratinga, a escola será nova. Vamos só aguardar a etapa dessa licitação. Vamos soltar outra em meados do próximo semestre, se não tiver lá até o final da minha gestão com certeza Guaratinga terá obra com fé em Deus”, afirmou Jerônimo.

No mês anterior ao anúncio, uma equipe do governo estadual havia visitado Guaratinga para avaliar terrenos adequados para o novo colégio, com a exigência de áreas de 12 mil metros quadrados. Inicialmente dois terrenos foram considerados: um próximo à subestação da Coelba, na entrada da cidade, e outro em frente ao Instituto de Educação, que possui 9 mil m² e necessitaria de adaptações. Por último, foi analisado a construção da obra no loteamento Boa Vista, às margens da BA-283, no trecho que liga Guaratinga ao povoado de São João do Sul. O relatório técnico com o local escolhido está em Salvador e deve ser revelado em breve pelo Governador.

O projeto do colégio inclui instalações modernas, como blocos com salas de aula climatizadas, laboratórios para diferentes disciplinas, bibliotecas, teatros, refeitórios, quadras poliesportivas cobertas e campos de futebol society. Até o momento, mais de 30 unidades semelhantes já foram entregues pelo governo em toda a Bahia. Na região da Costa do Descobrimento, sete escolas de tempo integral serão implantadas; Porto Seguro já conta com uma em funcionamento, enquanto Itabela tem uma em construção.