Ouça essa matéria:
(Foto: FURO31)

(Foto: FURO31)


Estudantes ocuparam o Colégio Estadual Jésus Moura na manhã desta quarta-feira (27) em forma de protesto com o descaso do Governo do Estado com a instituição de ensino. Atualmente as salas não tem estrutura para ensinar, pois quadros estão em péssimo estado, ventiladores não funcionam há tempos restando apenas os fios.

Salas com quadros precários, fios expostos, sem ventilador. (Fotos: FURO31)

Salas com quadros precários, fios expostos, sem ventilador. (Fotos: FURO31)

Além da estrutura física precária, o colégio está com deficiência de professores, zeladores e secretários. Em Abril deste ano, os alunos fizeram um abaixo-assinado, reuniram provas e deram entrada em um processo no Fórum Municipal de Guaratinga contra o Governo do Estado.

Lista do abaixo assinado feito pelos alunos

Lista do abaixo assinado feito pelos alunos em Abril (Foto: Arquivo/FURO31)

Segundo os próprios estudantes, a secretaria estadual de educação ligou para o colégio pedindo para que a direção fechasse o processo aberto pelos alunos porque já haviam sido contratados novos funcionários para as áreas precárias. O processo foi fechado pela direção, mas nenhum funcionário novo chegou na instituição.

(Foto: FURO31)

(Foto: FURO31)

Em entrevista para o FURO31 o estudante Igor Santos disse que a manifestação é puramente pacífica. “Temos aqui estudantes reivindicando seus direitos, não queremos baderna, não queremos destruir nada. A manifestação é garantida por lei e queremos apenas ser ouvidos pelo Estado”, afirmou.

Hoje, os alunos cansados de esperar os novos contratados, que há três meses não chegaram, decidiram fazer uma manifestação de três dias ocupando o colégio de forma pacífica, a direção foi previamente avisada.

FURO31 | Adson Rodrigues


Leia também:

Alunos do C.E. Jésus Moura vão as ruas de Guaratinga protestar e buscar assinaturas.

Alunos do C.E. Jésus Moura procuram a justiça para resolver a falta de professores.