Por FURO31
Vários setores públicos do município de Guaratinga poderão iniciar o ano de 2019 sem funcionar, incluindo serviços de emergência. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos e Câmara de Guaratinga (SISPUG), a paralisação é uma resposta ao não pagamento do décimo terceiro até a última quinta-feira (20), prazo estabelecido por lei, e a falta de diálogo com a categoria.
Na sexta-feira (21) o sindicato realizou uma assembléia com seus filiados as 8h da manhã e decidiram pela suspensão das atividades. “A medida foi tomada em razão do não pagamento do décimo terceiro salário aos servidores municipais e não tendo recebido nenhuma proposta da gestão sobre o pagamento antes da última assembleia, informamos que os filiados do SISPUG estarão paralisando suas atividades no dia 26 de dezembro do 2018”, afirma Sária Mota presidente do SIPUG.
Ainda segundo o sindicato, um ofício da secretária de finanças chegou durante assembléia informando que os servidores receberão o décimo entre os dias 26 e 28 de dezembro, entretanto a categoria decidiu realizar a paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (26).
“Caso não haja pagamento até o dia 28, iniciaremos o ano de 2019 com uma greve”, concluiu Sária.
PAGAMENTO DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO
Diferente do que aconteceu com o SISPUG, a prefeitura de Guaratinga enviou uma proposta a APLB Sindicato pedindo a prorrogação do pagamento até o dia 30. Em seguida, uma assembléia foi convocada e os profissionais da educação aceitaram o acordo, visto que 40% da categoria já foi paga.