Foi realizada na manhã desta quarta-feira (15/02), às 10 horas, a cerimônia solene de abertura dos trabalhos legislativos do ano vigente de 2017.
A abertura foi conduzida pelo chefe de gabinete da câmara municipal de Guaratinga-Ba, Jhon Vile, que iniciou os trabalhos deixando uma mensagem motivacional para todos os presentes, logo após, abriu espaço para o pastor Gecival, da igreja Assembleia de Deus, realizar uma oração. A abertura ainda foi abrilhantada pela orquestra eruditos concertos (primeira orquestra a se apresentar no município), executando o hino nacional brasileiro e o hino municipal de Guaratinga.
Em seguida, compuseram a mesa, vereadores, prefeita (Dra. Cristine Pinto), secretários, representante do setor jurídico do município (Dr. Agmar Gobira), assessor da deputada estadual Maria Del Carmen (á representando), vereadores convidados da cidade vizinha, Itabela: Alex da pax (presidente), Reinaldo Porto, Joaldo moto taxi. Assim, a palavra foi passada para o presidente da câmara, Jardel Galvão, que em seguida deu a palavra aos colegas edis (vereadores), Misael Gregório, Messias Ferreira, José Messias, Marcone da autoescola, Aumelita (Lita), Aparício, Isaias Resende, Paulo Radiola, Simone Almeida e Marcão de Nalvão. Que respectivamente, em suma, agradeceram a população presente, à seus familiares, à orquestra, e falaram das perspectivas de seus trabalhos para o mandato que se inicia.
Quebrando os protocolos, houve um pequeno intervalo, para mais uma execução da orquestra, fascinando e emocionando à muitos presentes. A seguir, foi dada à palavra ao advogado do município (Dr. Agmar Gobira), ao secretário de administração (Rafael), e à prefeita, que respectivamente prestaram esclarecimentos sobre questões importantes, desse início de novo governo. Também esteve com a palavra o assessor da deputada Maria Del Carmen (Adilton Eugênio), falando de possíveis benefícios futuros a serem conquistados para o município, em parceria da dep. com a atual gestão e vereadores.
O maestro da orquestra, Orley, também, deixou sua bela mensagem, fazendo uma analogia da necessidade de coletividade na música, para com a política e administração pública, e finalizando a participação de sua orquestra na cerimônia, com chave de ouro, tocando a popular canção nordestina, aza branca. Por fim, o presidente da câmara, retomou a palavra, encerrando a sessão, como manda os protocolos. Posteriormente foi finalizada a cerimônia, com um coquetel para todos os presentes.