Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara Municipal de Vereadores da última quarta-feira (14/09) a sugestão ao poder Executivo que tornar obrigatório o transporte escolar de estudantes do nível superior e técnicos profissionalizantes do município de Guaratinga para cidades circunvizinhas, baseado na Lei Federal n.º 12.816/13.

A indicação de autoria do vereador Izaías Rezende faz jus às reivindicações da população em geral, quanto às providências necessárias para manter o Transporte Escolar aos alunos que se deslocam do município para cidades como Eunápolis e Itamaraju. Contribuindo diretamente na qualificação e desenvolvimento do município, onde munícipes que não tinha sequer uma graduação, hoje, graças aos meios de transportes encontram-se graduados e alguns exercendo funções importantes nas diversas áreas do município.

O documento ainda solicita do Executivo a adequação das calçadas para os portadores de necessidades especiais baseada na Lei Federal de Mobilidade Urbana, nº 12.587/2012.

Antônio Steffano Almeida, 22 anos, estudante de Enfermagem é um dos vários usuários do transporte universitário de Guaratinga que comemoram a aprovação. “Fico feliz em poder saber que teremos em vigor em nosso município uma lei que nos dá direito ao transporte escolar até as universidades e cursos técnicos, com rota tanto para Eunápolis, quanto para Itamaraju. Nós, estudantes universitários, que fazemos uso e necessitamos deste transporte, agradecemos a Câmara de vereadores de Guaratinga, que colocou em pauta esta indicação e aprovaram a vigor da mesma. Sabendo assim que não temos o transporte como favor, e sim, como um direito. Ficamos assim, mais aliviados e conscientes de que agora temos o direito vigorado do transporte escolar. Portanto, agora podemos ter mais segurança de que o nossa locomoção até as faculdades não pode faltar”, comemorou Steffano.

Agora, depois de aprovado o documento será encaminhado a Prefeitura Municipal de Guaratinga, para que a mesma tome conhecimento.

FURO31 | Patriny Brito