Jaione Santos de Souza, de 33 anos, David Silva Souza de 32 e Fernando Correia Santos de 35 anos, suspeitos de ajudarem na fuga de presos do Complexo Penal de Eunápolis, morreram em confrontos policiais, nesta sexta-feira (13).
As forças de segurança seguem intensificando as ações após a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, ocorrido na noite de 12 de dezembro. Em uma operação desencadeada pela 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN) na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil efetuou a prisão de um dos envolvidos no crime e apreendeu armas, munições, drogas e outros materiais usados na ação criminosa. Mais tarde, em outra abordagem, um suspeito morreu em confronto com os policiais.
Prisões e apreensões
No início do dia, Daívison Neves Freitas, de 21 anos, foi detido no bairro Alecrim 2, em Eunápolis. Durante a ação, a polícia encontrou um fuzil Colt calibre 7.62, 500 munições de calibres variados (.762, .556, .40 e 9mm), carregadores de armas longas, roupas camufladas, rádios comunicadores e um veículo que seria utilizado na fuga. Segundo a polícia, Daívison confessou ter participado da invasão ao presídio e relatou que receberia R$ 5 mil pelo serviço. O pagamento seria feito posteriormente, após a devolução do fuzil usado no resgate. Apesar da confissão, ele não revelou os nomes de outros envolvidos.
Outros três suspeitos também foram presos na operação, com eles foram apreendidas drogas, uma granada, rádios comunicadores e celulares. Todos foram autuados em flagrante delito e estão à disposição da Justiça.
Confronto e morte
No mesmo dia, equipes da Polícia Civil localizaram Jaione Santos de Souza, de 33 anos, apontado como um dos participantes da operação de resgate. Durante a abordagem em sua residência, Jaione teria reagido, disparando contra os policiais ao tentar fugir. No revide, ele foi alvejado e socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Regional de Eunápolis.
Na casa de Jaione, foram encontrados um revólver calibre .38, munições deflagradas e intactas, além de 15 munições de fuzil calibre 7.62, similares às utilizadas na invasão ao Conjunto Penal e apreendidas durante a manhã. As evidências reforçam o envolvimento de Jaione no resgate.
A polícia localizou David, conhecido como David Cabeção, após uma denúncia anônima de que ele teria invadido uma casa na rua Belmonte e feito uma pessoa refém. Ao chegarem ao local, os policiais abordaram o suspeito, que estava na residência. Houve troca de tiros e David ficou gravemente ferido, ele chegou a ser levado para o Hospital Regional de Eunápolis onde foi constatada a sua morte. Na casa não foi encontrado nenhum refém.
Ainda na noite de sexta, a polícia recebeu outra denúncia anônima e foi até a Rua Moisés Reis, no bairro Stela Reis, onde Fernando, o “Neguinho Fernando” foi encontrado. O suspeito atirou contra as guarnições, houve um novo confronto e ele foi ferido, chegando também a ser levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e veio a óbito.
Operações continuam
A Polícia Civil segue com as investigações e busca pelos detentos foragidos e outros suspeitos que participaram direta ou indiretamente da ação criminosa. A ofensiva integrada entre unidades especializadas da 23ª COORPIN, CATTI, DEIC e DHHP reflete o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e garantir a segurança na região.