
O chamado para um caso de sequestro deslocou uma viatura da Polícia Militar ao povoado de Barra Nova, no município de Guaratinga, na noite desta quarta-feira (17). Após chegar ao local os policias notaram que tudo se tratava um trote.
Conforme os policiais de plantão, era por volta das 20:00h quando o telefone da viatura tocou e uma pessoas que preferiu não se identificar informou sobre a ação de homens armados que teria sequestrado uma família no povoado que fica cerca de 30 km distante da cidade. No local os policias se depararam com uma situação pacata e ninguém dava conta de qualquer acontecimento daquela natureza. Foi então que os PMs constaram que tudo se tratava de uma brincadeira de mal gosto.
Informações como estas causam sérios prejuízo e no final quem sente o peso das ligações enganosas é a própria população, quando ao invés de atenderem ocorrências que realmente são necessárias, a policia perde tempo e desguardam a cidade e outras localidades contra a criminalidade. Atualmente, o município de Guaratinga conta com apenas dois ou até três policias militares por plantão para atenderam a sede, cinco povoados e a extensa zona rural de um município com quase 22 mil habitantes.
A polícia está sempre de prontidão para garantir a ordem pública, porém, é extremamente necessário que a sociedade se atente para os males provocados por esse tipo de informação enganosa. As pessoas devem ter uma visão mais humana e cidadã. É preciso responsabilidade em relação a um serviço como este, que pode ajudar A inúmeras pessoas se corretamente acionado.
A falsa comunicação de crime pode configurar um crime, que prevê pena de seis meses de detenção, além de pagamento de multa.