Campus da Uesb em Vitória da Conquista (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)


Os candidatos que irão participar do vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) já podem consultar o local de prova – acesse aqui. De acordo com a instituição, para conferir onde irá realizar o processo seletivo, é necessário que o vestibulando informe data de nascimento, CPF, número da inscrição e/ou e-mail.

O campus da Uesb em Vitória da Conquista não será local de prova por causa da ocupação dos estudantes desde o dia 21 de outubro. Dez novos prédios foram necessários para suprir a acomodação dos alunos. No total, 21 escolas de Conquista serão locais de prova.

O Vestibular Uesb 2017 será realizado nos dias 15 e 16 de janeiro. O processo seletivo irá oferecer 1.186 vagas para 47 cursos, sendo 727 vagas para o primeiro semestre letivo e 459 para o segundo período. As vagas são distribuídas entre os três campi da instituição: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Uma novidade deste ano é que as provas acontecerão em apenas dois dias. No primeiro, os candidatos terão 4h30 para responder as questões de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira e elaborar a Redação. Já no segundo dia, com quatros horas de duração, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas, como Geografia, História e conhecimentos contemporâneos, e Ciências da Natureza, com Física Química e Biologia.

O vestibular abrangerá o conhecimento das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, e também questões relacionadas aos filmes e livros selecionados para as provas. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, constituída de questões objetivas e Redação. Inclusive os cursos de licenciatura em Teatro e Dança, que, pela primeira vez, não terão segunda fase.

Segundo a Uesb, do total das vagas, 50% de cada curso de graduação são destinadas ao sistema de cotas, ou seja, são voltadas para estudantes que cursaram os ensinos fundamental, médio, supletivo ou modalidades equivalentes em escolas públicas. 70% das vagas de cotistas atendem aqueles que se autodeclararem negros e 30% são direcionadas para candidatos oriundos de escola pública. Há ainda as cotas adicionais, que disponibilizam uma vaga específica para indígena, quilombola e pessoa com deficiência em cada curso.

Reintegração
A universidade entrou com ação de reintegração de posse, para que os estudantes que ocupam o campus de Vitória da Conquista desde 21 de outubro deixem o local. A ação foi impetrada no dia 19 de dezembro. Até este sábado (7), o local continuava ocupado pelos alunos.

Além dos meses sem aula, o vestibular da Uesb, que deveria ter sido realizado em dezembro e 2016, foi adiado para os dias 15 e 16 de janeiro.

Os estudantes iniciaram a ocupação em protesto contra a PEC que limita os gastos públicos para os próximos 20 anos. O projeto foi aprovado pelo senado no dia 13 de dezembro.

Os campi de Jequié e Itapetinga foram desocupados, mas em Vitória da Conquista a ocupação continua por conta de reivindicações internas.

G1 |