Veja quais são os benefícios previdenciários para quem sofre de Alzheimer. (Foto: Reprodução/AdobeStock)

Olá, pessoal. Na coluna Simplificando o INSS de hoje, irei apresentar para vocês uma série de benefícios previdenciários para pessoas que sofrem de Alzheimer, uma doença que afeta o cérebro e causa problemas com a memória e comportamento. Espero que gostem!


No Brasil, os pacientes com Alzheimer tem direito a benefícios previdenciários que visam proporcionar suporte financeiro durante o curso da doença. Os principais benefícios incluem:

Aposentadoria por invalidez: Caso a doença impeça a pessoa de continuar trabalhando, se torna possível a solicitação do benefício desde que se cumpram os requisitos legais.

Auxílio-doença: Poderá ser solicitado se o portador do Alzheimer precisar se afastar temporariamente do emprego.

Benefício de Prestação Continuada (BPC): O benefício assistencial serve para pessoas de baixa renda com deficiência e em casos graves, o Alzheimer pode ser considerado uma deficiência.

Documentação e procedimentos

A obtenção destes benefícios envolve documentação médica detalhada, laudos e avaliações do INSS. É fundamental contar com um advogado especializado em direito previdenciário para orientar e representar o paciente durante o processo.

Lembrem-se de que cada caso é único. Um advogado previdenciário poderá ajudar e avaliar as situações, garantindo que você ou seu ente querido tenha acesso aos benefícios aos quais tem direito.