Ouça essa matéria:
Álcool x Emagrecimento: Raville Cândido revela como conciliar os dois (Foto: Pixabay)

Sabia que não é necessário parar de beber para emagrecer? Mas saiba que as suas atitudes durante o processo de emagrecimento que irão definir suas conquistas. A coluna Nutrição na Prática com o nutricionista Raville Cândido desta semana mostra como você deve aprender a lidar com as circunstâncias de um estilo de vida saudável, bebendo de forma equilibrada em busca de uma vida social agradável e que interfira o menos possível no seu ganho de peso.


O álcool é rico em calorias que não nutrem o organismo e ainda sobrecarregam o fígado, que é o órgão responsável por metabolizar o álcool.

O álcool fornece uma forma mais rápida e acessível de energia para o corpo do que a gordura, o que faz com que o corpo queime menos gordura e acumule mais reservas.

O álcool relaxa as inibições do corpo, o que pode tornar a pessoa mais propensa a comer em excesso ou optar por alimentos não saudáveis, especialmente se acompanhado de petiscos calóricos.

Isso não significa que você precise abrir mão totalmente das bebidas alcoólicas, mas sim consumi-las com moderação e consciência.

Algumas dicas para reduzir os danos causados pelo álcool são:

  • Beber pouca quantidade e escolher bebidas com menor teor alcoólico.
  • Manter a hidratação, bebendo água antes, durante e depois do consumo de álcool.
  • Não beber de estômago vazio, mas sim após uma refeição equilibrada e nutritiva.

O álcool pode atrapalhar a perda de peso por vários motivos, como:

  • O álcool é uma fonte de calorias vazias, ou seja, que não fornecem nutrientes ao organismo. Um grama de álcool tem 7 kcal, enquanto um grama de carboidrato ou proteína tem 4 kcal e um grama de gordura tem 9 kcal.
  • O álcool pode estimular o apetite e reduzir o autocontrole, fazendo com que a pessoa consuma mais alimentos calóricos e gordurosos, como petiscos, frituras e queijos.
  • O álcool pode interferir no metabolismo e no funcionamento do fígado, dificultando a queima de gordura e o controle da glicose no sangue.
  • O álcool pode causar desidratação, o que pode afetar negativamente a perda de peso. A desidratação pode diminuir o metabolismo, a energia e a sensação de saciedade.

Portanto, se você quer perder peso, é recomendável moderar ou evitar o consumo de álcool, além de seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente. Lembre-se que o que engorda é o excesso de calorias em relação ao gasto calórico diário, e não apenas um alimento ou bebida específica.