Ouça essa matéria:
Alimentação saudável: uma aliada para a saúde da mulher (Foto: Freepik/Senivpetro)

Uma alimentação equilibrada é indispensável para todos, em todas as faixas etárias, e como estamos no mês em que se comemora o dia da mulher, a coluna Nutrição na Prática com Raville Cândido trouxe algumas dicas que vão auxilia-las, sendo importantes para o bom funcionamento do corpo, ajudando a prevenir uma série de doenças e melhorar a qualidade de vida.  


A alimentação saudável é fundamental para a saúde da mulher em todas as fases da vida. Aqui estão algumas razões pelas quais a alimentação saudável é importante:

Saúde cardiovascular: Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais, peixes ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.

Saúde óssea: Uma alimentação em cálcio, vitaminas D e C, e outros nutrientes podem ajudar a manter a saúde dos ossos e reduzir o risco de osteoporose.

Saúde reprodutiva: Uma dieta saudável pode ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir o risco de infertilidade e melhorar a saúde do feto durante a gravidez.

Saúde mental: Uma dieta equilibrada pode ajudar a melhorar a saúde mental e reduzir o risco de depressão e ansiedade.

Controle de peso: Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a controlar o peso e reduzir o risco de obesidade e outras condições relacionadas.

Saúde da pele: Uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes pode ajudar a manter a saúde da pele, reduzir os danos causados pelo sol e prevenir o envelhecimento precoce.

Saúde do sistema digestivo: Uma dieta rica em fibras, frutas e verduras podem ajudar a manter a saúde do sistema digestivo, prevenir a constipação e reduzir o risco de doenças digestivas, como câncer de cólon.

Dentre os diversos alimentos existentes, aqui estão alguns que podem ser poderosos aliados para manter um estilo de vida mais saudável:

Vegetais crucíferos: brócolis, couve-flor, repolho e couve de Bruxelas;

Frutas vermelhas, Morangos, amoras, mirtilos e framboesas;

Legumes e verduras verde-escuras: Espinafre, acelga, rúcula, agrião e couve;

Peixes ricos em ômega-3: Salmão, sardinha e atum;

Grãos integrais: Pão integral, arroz integral, quinoa e aveia;

Nozes e sementes: Amêndoas, castanhas, sementes de abóbora e sementes de linhaça;

Leguminosas: Feijões, lentilhas e grão-de-bico;

Alimentos ricos em cálcio: Leite e derivados como iogurte e queijo;

Água: A hidratação adequada é importante para a saúde em geral, incluindo a saúde da pele e do sistema digestivo.

Esse foi o nosso primeiro texto, espero que você tenha gostado e nos encontraremos novamente aqui na próxima segunda-feira (27) aqui. Se você tem alguma dúvida, quer comunicar erro ou deixar uma sugestão de tema para falarmos aqui na coluna, entre em contato com a redação do FURO31 no telefone (73) 98112-0138 ou pelo Instagram @saudenopratorc.