Ouça essa matéria:
Alunos do Colégio Estadual Jésus Moura recebem tablets como nova ferramenta de aprendizagem. (Foto: Reprodução/JM News)

Os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jésus Moura, em Guaratinga, foram contemplados com mais de cem tablets do projeto ‘Conectar para Educar’. As informações são do Jornal Escolar JM News, parceiro do FURO31.


O aparelho disponibilizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) conta com vários aplicativos de estudo, chip ativado e internet 4G para um melhor desenvolvimento de estudo.

Em entrevista ao JM News, Jocélia Moreira, diretora do Colégio, explicou o motivo da entrega do equipamento.

“Veio este tablet para os alunos do 2º ano do ensino médio com o objetivo de eles terem esse equipamento em casa para fazer pesquisas. O equipamento tem a possibilidade de baixar arquivos, fazer pesquisas e o aluno poderá realizar suas atividades com o tablet em casa e também trazer para sala de aula para fazer o uso pedagógico”, afirmou.

A diretora também explicou que os estudantes poderão usar o equipamento cuidadosamente pelo 2º e 3º ano do ensino médio, devendo devolver à instituição de ensino quando concluírem os estudos.

“Eles devolvem para a escola quando concluírem os estudos no final de 2025”, disse.

Os alunos que estudam nos anexos dos povoados de São João do Sul e Cajuita também receberam o aparelho.

USO DO APARELHO
O tablet é de uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sob a orientação dos professores, razão pela qual há bloqueios para sites e aplicativos que não sejam pedagógicos ou indicados pelas áreas pedagógicas da SEC.

Os aplicativos pedagógicos instalados nos tablets atendem os diferentes eixos do conhecimento: Matemática (Calculadora Gráfica, Geometria e Geogebra); Português e Libras (Dicio, FioLibras, Hand Talk, Jamboard e Google tradutor); Empreendedorismo (Canva, Escola Virtual Gov, Notas de Keep, Planilhas, Adobe Scan, Agenda, Documentos, Drive e Meet); Estratégias de Comunicação (Cap Cut, Câmera, Youtube e VLC); Outras Palavras (Duolingo e Google Tradutor); Conhecendo a Bahia (Maps e Google Earth); e Jogos Pedagógicos (Scratch e Kahoolt!).