Ouça essa matéria:
Apendicite Aguda: o que você precisa saber ?. (Foto: tuasaude.com).

A apendicite aguda é um processo inflamatório que ocorre no órgão denominado apêndice cecal, sendo uma estrutura que está ligada no intestino grosso. Essa doença vai ocorrer devido a uma obstrução do apêndice, principalmente por fezes muitos secas, mas também por parasitoses intestinais e processos traumáticos.


A dor é o principal sintoma no quadro da Apendicite Aguda. No início do quadro pode – se ter dores na região umbilical de forma difusa que com o passar do tempo a dor se localiza na região inferior direita do abdome. Além disso, distensão abdominal, náuseas, vômitos e febre.

O tratamento consiste na Apendicectomia, isto é, retirada do apêndice cecal com finalidade de impedir a perfuração e processos infecciosos.

Mas o paciente que retira o apêndice cecal pode ter muitos problemas ?

Durante muito tempo denominou – se o apêndice como um órgão sem utilidade. Após muitas pesquisas concluiu – se que uma de suas funções é na produção de anticorpos, células imunológicas que auxiliam o corpo contra os vírus, bactérias, protozoários e fungos. No entanto, a sua função é apenas complementar o que outros órgão já realizam com maior eficiência. Logo, uma pessoa consegue viver sem problemas com a ausência desse órgão.