Ouça essa matéria:
Clayton Ribeiro, coordenador da Aplb Guaratinga (Foto: Divulgação)

Em assembleia feita na quarta-feira (06), os profissionais da educação da rede pública de ensino do município de Guaratinga, votaram e decidiram por suspender a greve de 30% e retomar as atividades letivas em 100%, até o próximo dia 26 de setembro, tempo em que se espera por uma proposta por parte da prefeitura municipal, já que o novo secretário municipal de educação, sinalizou positivamente para uma conversa com a coordenação da APLB, no dia 11/09. A decisão de retorno 100% vale a partir de segunda-feira (11)


Ainda durante a reunião dos educadores, quando se discutia várias propostas pela manutenção da greve, que já ocorre há quase quatro meses, a coordenação recebeu da secretaria de educação o oficio de n° 334/2023, assinado pelo secretário de educação, Dr. André Luiz Crammer, um convite para diálogo, entre as partes, na próxima segunda-feira (11), a fim de discutir sobre a real situação educacional do município, o que motivou a categoria a manter a decisão de suspender a greve e retornar a normalidade das aulas.

Esperançosa, a categorial aguarda o resultado da conversa, já que o recém empossado secretário de educação demonstra, em poucos dias, o interesse pela abertura do diálogo, antes dificultado pelo ex-secretário, que nada resolveu.

Até o dia 26/09, prazo estipulado para uma nova discussão do movimento paredista, a comissão da APLB continuará trabalhos minuciosos de verificar folhas analíticas de pagamento, com o propósito de identificar possíveis situações absurdas nos pagamentos salariais de funcionários públicos (contratados e efetivos), que segundo a coordenação sindical, tem contribuído para que a gestão, descumprisse o piso salarial dos professores.

A categoria reivindica, desde o início do ano, o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008 que regulamenta o piso nacional dos profissionais de magistério e a reposição da insalubridade a funcionários públicos, antes retirada pela gestão.

A próxima reunião dos sindicalistas poderá acontecer a qualquer momento, após o encontro das comissões da APLB e Município.