Devido o aumento exponencial dos casos do Covid19 no Brasil, o Ministério da Saúde passou recomendar o uso de máscaras caseiras para quem não é profissional de saúde. Desde a recomendação, muitas pessoas estão confeccionando máscaras em casa para vender.
As máscaras confeccionadas devem ser feitas corretamente e mantidas limpas. Os tecidos mais indicados são algodão, TNT e Tricoline.
Por ser um obstáculo físico para o vírus a máscara deve ser dupla face, ou seja, com duas camadas de tecidos. Vale ressaltar que o tempo de uso é de no máximo 2 horas ou quando a máscara estiver molhada, depois disso deve ser trocada.
Para retirar a máscara, inicialmente, higienize as mãos água e sabão ou álcool em gel e a retire pelo elástico, colocando – a em um envelope de papel para proteção contra os microorganismos.
A higienização dever ser feita com 1 litro de água, adicionando 2 ou 3 colheres de água sanitária e sabão. Deixe de molho por 30 minutos, logo após realizar o enxágue com água corrente. Deve-se pendurar para secar sem enxaguar nem torcer.
Ao final da lavagem, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão. Quando a máscara estiver seca o uso do ferro é bom porque a alta temperatura inativa os vírus.
Observações gerais:
- As máscaras descartáveis não devem ser lavadas ou reutilizadas;
- Não é permitido ficar tocando na máscara frequentemente, pois aumenta risco de infecção;
- Se for sair de casa e não for demorar mais que duas horas apenas uma máscara é o suficiente.
Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73)98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.
Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina pela Universidade Tiradentes do Estado de Sergipe.