Ouça essa matéria:
Associação da Comunidade dos Binhas promove oficina de sabão em Guaratinga (Foto: Divulgação)

Desde o último semestre de 2022, a Associação da União do Pequeno Produtores Rurais da Boa Nova (AUBN) sob direção do produtor rural, Hélio Lira e seus liderados, vem realizando eventos de suma importância para a cidade de Guaratinga. A organização é formada por moradores da comunidade dos Binhas.


No dia 30 de Março deste ano, foi realizado uma palestra em parceria com o SEBRAE onde reuniu um grande número de comerciantes e seus funcionários, às 19h no auditório do SISPUG em um empenho para incentivar o comércio a melhorar o atendimento e aumentar suas vendas. O palestrante Gilney Lopes veio com o tema, Mente inovadora, Vendas de sucesso! – Como inovar para impulsionar suas vendas em 2023. Foi um evento com o apoio dos sindicatos: APLB, SISPUG e SINDIACSCER em uma noite de descontração e muito aprendizado.

“Estamos buscando cumprir o real papel de uma associação e defender os interesses de nossos associados e ir além, buscando enxergar e ocupar espaços onde o poder público não tem ido, e assim colaborar com a sociedade”, disse Hélio Lira.

Em mais uma demonstração de empenho e prestação de serviço à sociedade, a direção da AUBN realizou neste sábado (06/05) uma oficina de produção de sabão em pedra, pasta e líquido, utilizando óleo de frituras doado por estabelecimentos comprometidos com o descarte adequado deste produto altamente poluidor de rios, nascentes, ou até mesmo o mar.

O evento foi realizado no espaço da Pastoral da Criança, das 07h30 às 11h30. O curso foi ministrado pela Associação Gota do Óleo, organização localizada na cidade de Eunápolis, que vem realizando este trabalho há um bom tempo.

As inscrições que foram gratuitas se encerraram antecipadamente devido ao grande número de interessados. Aproximadamente 50 pessoas fez o curso e poderão fazer o sabão da forma correta, com segurança para quem o fará e para seus usuários. Algumas destas pessoas já fazem o produto, mas querem aperfeiçoar e aprender outras maneiras de fazer seu sabão.

Assim, como outras organizações fazem em diversas cidades, a AUBN pretende focar na melhoria da produção de sabão ecológico em Guaratinga, gerando empregos, renda e impedindo que o óleo de cozinha saturado seja descartado incorretamente, uma vez que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos em casa pode causar grande prejuízo ao meio ambiente se jogado no ralo da pia ou na descarga do banheiro.

Segundo Josenildes Gomes, engenheira química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados. O ideal é que, depois que o sabão ficar pronto, a pessoa aguarde 10 dias para utilizar o produto até que estabilize a reação química dos ingredientes.

Ainda de acordo com Josenildes, o indicado é que ele seja usado para lavar pratos, roupa ou na limpeza geral da casa. Só não é aconselhado para banho. O produto deverá ser produzido com cautela e conhecimento, para evitar alergias e até mesmo queimaduras durante o seu uso.

Exaltando seus parceiros e colaboradores, além da equipe que forma a direção da associação da comunidade dos Binhas, Hélio Lira afirma que outros eventos irão surgir ao longo deste ano.