Ouça essa matéria:
Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina pela Universidade Tiradentes do Estado de Sergipe.

Leite Materno sendo armazenado (Foto: Heitor Iglesias/Governo do Tocantins)


Finalizando o Agosto Dourado, mês destinado para o incentivo da amamentação, é muito importante falar sobre como as mulheres, que possuem doenças, as quais a impedem de amamentar podem conseguir o leite advindo de outra mulher através da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Essa organização é regulamentada pela RDC N° 171, o qual regulamenta o funcionamento de Bancos de Leite Humano. Seguindo essa lógica, é preciso que haja um coordenador que seja eficiente para atender as recomendações técnicas as quais são exigidas pela Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano, sendo fiscalizada pelos critérios sanitários da ANVISA.

A equipe é muito bem qualificada, devendo ter um responsável técnico, profissional de nível superior. A equipe mínima deve constar de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista, secretário e bioquímico que deve ser o técnico do laboratório por ter conhecimento científico para essa função. Junto a isso, visando uma equipe multiprofissional há também, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta. Portanto, a presença desses profissionais demonstra que o Banco de Leito Humano tem uma visão abrangente da amamentação. Para fazer parte da equipe há um treinamento com carga horária de 98 horas para o profissional aprender e aperfeiçoar o manejo clínico da lactação e aconselhamento da amamentação

Objetivando a informação e ensinamento sobre o papel do Banco de Leite Materno, as captações das doadoras não devem ser feitas por troca assistencial do leite materno com cesta de alimentação, a doação deve ser por vontade própria da mulher. Com a captação das mulheres essas irão passar por consultas médicas para que possa ser feito uma avaliação, visando o bem – estar da mãe e do bebê. Após o exame do médico, que avalia a higiene; produção de leite excedente e, a visita da residência da mão para verificar as condições de moradia, a doação do leite pode ser feita.

A forma correta do armazenamento do leite que deve ser em potes de vidros esterilizados com tampa de plástico. Partindo dessas práticas de armazenamento do leite, as mães devem ter higiene com as mãos, não usar anéis, limpar embaixo das unhas e usar máscara na coleta. Para o uso do leite deve – se esquenta – lo a banho Maria para não perder as proteínas nesse processo.

Clique aqui e veja mais assuntos sobre saúde.