A maior mountain bike stage race premium do mundo está de volta ao Sul da Bahia. Depois de um ano, a Santander Brasil Ride Bahia chega com novidades. E são muitas para esta 12ª edição, que tem como palco o paradisíaco vilarejo de Arraial d’Ajuda, banhado por águas quentes e cristalinas, e Guaratinga e sua Pedra do Oratório e montanhas, que verão passar os competidores em duas rodas e força no pedal, em uma das disputas mais acirradas do mundo do esporte.
Na elite do esporte, o campeão de 2021 Hans Becking (HOL) e mais grandes estrelas da modalidade como os campeões mundiais Tiago Ferreira (POR), Andreas Seewald (ALE) os melhores brasileiros da competição do ano passado Gustavo Xavier, Alex Malacarne, Edson Rezende, Sherman Trezza, terão ainda a companhia do bicampeão Henrique Avancini, em sua volta para a temporada 2022, que terá como maior novidade os atletas do primeiro escalão em disputa solo, no masculino e feminino.
As campeãs da 11ª edição Naima Diesner (ALE) e Anna Jördens (ALE), vem para tentar o bi-campeonato, porém correndo na nova categoria. Além delas, as brasileiras Marcella Toldi e Paula Gallan são as grandes promessas para disputar o novo titulo dessa edição da Brasil Ride.
No dia 22 de outubro é a hora do frio na barriga. Na Arena Santander Brasil Ride Bahia, os competidores receberão os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 13h do dia 23 e segue até o dia 29, ao cruzar a linha de chegada.
Etapas – Ao todo a prova tem 7 etapas que se dividem entre Arraial d’Ajuda e Guaratinga. No distrito de Porto Seguro, as provas tem início e fim, na Arena Santander Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, a competição tem base, largada e chegada na Vila Santander Brasil Ride Bahia.
A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, já a segunda e quinta etapa são marcadas pelo deslocamento ida e volta entre as duas sedes da competição. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Santander Brasil Ride, em Guaratinga, enquanto a sexta e sétima etapa no vilarejo, distrito de Porto Seguro.
Já o último dia de competição, além de sagrar o campeão, quase 2 mil competidores, amadores se arriscam na Maratona dos Descobrimentos, numa prova rápida entre Arraial e Trancoso, marcando o encerramento do evento. É um mar de gente de todas as idades, com um único objetivo: pedalar. Nesse momento, adrenalina, energia e torcida não faltam.
Estrutura – Além da estrutura montada no Uíki, para receber ciclistas e visitantes durante os dias da prova, todos os anos, a Brasil Ride monta uma verdadeira cidade em Guaratinga. E os números surpreendem. Em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, os aproximadamente 10 hectares, abrigam 80 toneladas de equipamentos montados, que tem capacidade para receber cerca de 1.200 pessoas e servir 5.400 refeições de alto padrão. O espaço ainda comporta dois tipos de barracas, com colchão e lençol, para que os ciclistas tenham um bom descanso e se recuperem para a próxima etapa. Mas antes disso uma pausa para um bom e merecido banho, na estrutura com banheiros individuais com duchas quentes para quem passou um dia inteiro no selim.
E o cuidado não para por aí. A organização ainda disponibiliza, durante todo o percurso, pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, refrigerante, energético, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente. Além disso, uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, caminhão base UTI, ambulâncias UTI 4×4, motos com paramédicos no percurso e posto médico nas arenas são equipados para atender eventuais emergências.
Encontro – Segundo o Fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a Santander Brasil Ride Bahia é o encontro de alguns dos melhores ciclistas do mundo com algumas das principais marcas globais em seus segmentos.
“Isso nos dá a certeza de que teremos, mais uma vez, um evento de altíssimo nível. Não é à toa que consideram a Santander Brasil Ride Bahia como Giro d’Itália do MTB mundial. Serão sete dias de muitas emoções nas trilhas, com a participação de atletas brasileiros vindos de todos os estados e um total de 19 países representados, além do Brasil. Como sempre, quem ganha com isso é o público que ama o ciclismo”, ressalta, revelando que os amantes do ciclismo ainda podem se inscrever para a Maratona dos Descobrimentos, que acontece no dia 29, e pedalar junto com os grandes nome do MTB Mundial.
Mas para além da competição, a Brasil Ride também é lugar de se sentir família, de rever amigos, de curtir a brisa e um bom banho de mar para recarregar as energias. É lugar para se dividir alegrias, apreensões, amor e silêncio. É onde todos têm apenas um objetivo: completar a etapa, de vida, de passos, de vencer obstáculos.
A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.
Programação ao vivo – Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (22) a sábado (29). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:
Sábado – 22/10 – 20h
Domingo – 23/10 – 19h
Segunda – 24/10 – 20h
Terça – 25/10 – 19h45
Quarta – 26/10 – 19h45
Quinta – 27/10 – 20h
Sexta – 28/10 – 20h
Sábado – 29/10 – 20h
As 7 etapas da ultramaratona:
1ª etapa, dia 23/10 – 21,6 km e 404 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 24/10 – 128 km e 2.660 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 25/10 – 57,4 km e 1.070 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 26/10 – 101 km e 2.440 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 27/10 – 135 km e 2.200 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 28/10 – 30,0 km e 496 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 29/10 – 39,6 km e 465 m de altimetria em Arraial d’Ajuda