Ouça essa matéria:
Câmara de Guaratinga aprova criação de Centro de Atendimento Educacional Especializado de Guaratinga (CAEEG). (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A Câmara Municipal aprovou a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Guaratinga (CAEEG) na sessão ordinária da quarta-feira (29).


O Projeto de Lei do Executivo de nº 026/2024 visa acolher alunos com deficiências da rede pública e privada, sendo aprovado em única discursão e votação por sete votos favoráveis e nenhum contrário.

Além da ideia de promover uma igualdade de oportunidades, a criação do centro também pretende trazer uma equipe multifuncional com professores de libras e braile, psicopedagogo clínico, psicomotricista, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e nutricionista.

Em sua oportunidade na tribuna, Maria da Pena, professora e mãe atípica falou que em 2020 foi feito um levantamento e cadastramento de alunos que precisavam desse atendimento especial. Ainda de acordo com a professora, o projeto deveria ter chegado à câmara há três anos.

A professora Jueliza Marques também defendeu o projeto e apresentou a logo do CAEEG, lembrando que a identidade visual faz referências ao município e a diversidade do público alvo.

Após ser aprovado por unanimidade pelo poder legislativo, o documento foi encaminhado para a possível aprovação e sansão da prefeita Marlene Dantas. Com aprovação da prefeita, a lei de criação do centro será publicada no Diário Oficial do Município e a secretaria de educação terá um prazo para colocar em prática o centro educacional.

Na sessão, também foram aprovadas por unanimidade as indicações dos vereadores Aparício Lacerda (Solidariedade) e Joetson Nunes (Solidariedade).

Aparício pediu a reconstrução da ponte que liga o distrito de Buranhém a outras cidades, lembrando que o local está intransitável e as pessoas estão tendo que passar por um outro caminho mais longo para conseguirem seguir viagem, enquanto Joetson pediu a construção de um quebra-molas na Rua Ernesto Bonifácio após um cachorro morrer atropelado na via.

Os vereadores Edmilson Amorim (PSD), Gelson Almeida (PSD), Paulo da Costa (PT) e Wilk Santana (PSD) não estiveram na reunião justificando motivos pessoais.