Nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Guaratinga realizou uma Sessão Extraordinária para tratar de pautas importantes. Por 11 votos a 0, os vereadores ratificaram por unanimidade a nomeação do advogado, Leonardo Oliveira Varges, como Procurador Geral do Município, indicado pelo prefeito Rafael Gandhi.
A sessão foi iniciada com a definição e votação das Comissões Permanentes para o biênio 2025/2026, que ficaram da seguinte maneira:
- Comissão de Justiça e Redação: Adilson Daniel (PSD), Simone Almeida (PSD) e Rodrigo Reis (PCdoB).
- Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas: Natalino Pereira (Solidariedade), Luiz Eduardo (PT) e Genaldo Sulina (PSD).
- Comissão de Educação, Saúde, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente: Hélio Marcos (PV), e Rodrigo Enfermeiro (PCdoB) e Leandro Márcio (PV).
Os vereadores Jean Nunes (Solidariedade) e Edmilson Amorim (PSD) optaram por não participar de nenhuma comissão.
O ponto alto da sessão foi a sabatina do advogado, Leonardo Varges, conduzida pela Comissão Permanente de Justiça e Redação, formada pelos vereadores Adilson Daniel (PSD), Simone Almeida (PSD) e Rodrigo Reis (PCdoB). A sabatina durou cerca de 1 hora e 30 minutos. Essa é a segunda vez que a sabatina é aplicada após atualização da Lei Orgânica do Município.
Durante a avaliação, Leonardo foi questionado sobre sua formação, experiência profissional e propostas para o cargo. Ele ainda apresentou correspondências judiciais lacradas e ofícios da Câmara que não foram respondidas pela gestão anterior.
Além disso Leonardo respondeu sobre temas polêmicos como precatório, arrecadação, corrupção e o diálogo com o Poder Legislativo, recebendo aprovação da comissão. Em plenário, os demais vereadores seguiram o parecer da comissão e votaram, em unanimidade, pela aprovação de Leonardo para exercer o cargo.
O presidente da Câmara, Paulo Silva, conhecido como Paulo Chiclete (PSD), destacou a relevância do momento: “Essa votação representa a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo para garantir que o município siga no caminho certo, com legalidade e transparência.”
A sessão marcou um importante passo para a organização dos trabalhos legislativos e o fortalecimento das ações entre os poderes municipais.