Encerramento das atividades do legislativo contou com três sessões nessa quarta-feira (20) (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Nesta quarta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Guaratinga encerrou os trabalhos do legislativo de 2023, marcando o fim de um ano de deliberações e decisões importantes para o município.


Durante o encerramento, foram realizadas uma sessão ordinária e duas extraordinárias. Nas extraordinárias, destacou-se a votação do orçamento para o ano de 2024, projeto de lei do executivo que estima a receita e fixa a despesa do município para o período em R$ 83.303.962,34 (oitenta e três milhões, trezentos e três mil, novecentos e sessenta e dois reais e trinta e quatro centavos), sendo aprovado pelos vereadores por 6 votos a 4.

Deliberações na sessão ordinária

Na sessão ordinária, três pautas ganharam destaque. Natalino Amaral (UB) propôs a permissão de uso de uma área pública para instalação de trailer de alimentação no distrito de São João do Sul. A vereadora Simone Almeida (UB) indicou a regulamentação do transporte alternativo por meio de aplicativos, e Jean Nunes (REPUBLICANOS) propôs a ornamentação de locais estratégicos para as festividades de Natal e Ano Novo, como Praça 31 de Agosto, Praça da Matriz e Rua Nova.

Câmara de Guaratinga encerra trabalhos de 2023 com implantação do sistema eletrônico de votação (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Um marco na sessão foi a implantação do sistema de votação com painel eletrônico. Com a aquisição de 2 TVs e 11 tablets, um para cada vereador, o novo sistema proporcionará maior transparência e acompanhamento, permitindo aos cidadãos visualizar o placar, os votos individuais dos vereadores, além de informações sobre presenças e ausências.

A aprovação do sistema eletrônico representa um avanço significativo para a transparência e eficiência nas atividades legislativas de Guaratinga. Os cidadãos terão acesso mais fácil às decisões tomadas, promovendo uma participação mais ativa na vida política local. 

Estiveram presentes na sessão na tarde desta quinta-feira os vereadores Aparício Lacerda (UB), Edimilson Silva (UB), Gelson Almeida (PSD), Jean Nunes (REPUBLICANOS), Luiz Eduardo (PT), Natalino Amaral (UB), Paulo da Costa (PT), Rodrigo Reis (PC do B), Simone Almeida (UB) e Wilke Santana (PSD). O vereador Hélio Marcos (PC do B) se ausentou da plenária justificando dificuldades de deslocamento devido as condições da estrada, após a chuva do dia anterior. 

As atividades do poder legislativo de Guaratinga retornam no próximo ano, no dia 21 de fevereiro de 2024.