Ouça essa matéria:
Caminhão é retirado mais de 12 horas após acidente na Ponte da Represa em Guaratinga (Foto: FURO31)

O caminhão que caiu dentro do Rio dos Frades, em Guaratinga foi retirado do local na noite de quinta-feira (14), mais de 12 horas depois do acidente.


O veículo despencou depois que a ponte de madeira cedeu, nas primeiras horas da manhã, quando ele seguia para os povoados de Cajuíta e Barra Nova. Duas pessoas estavam dentro do veículo e não ficaram feridas com gravidade.

Ele estava carregado com alimentos, materiais de limpeza e botijões de gás, que abasteceriam mercados da região. A carga foi retirada por volta das 14h, mas o caminhão foi completamente removido somente às 21h30.

Trator foi usado na operação de retirada do veículo do rio (Foto: FURO31)

Para conseguir fazer a retirada, foram usadas retroescavadeira, tratores e caminhões do tipo munk. Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura de Guaratinga estiveram no local e disseram que a estrutura da ponte está totalmente comprometida. Uma nova ponte deve ser construída.

Os técnicos também avaliam a possiblidade de construir um desvio por dentro de uma fazenda, a cerca de 6 km da ponte, enquanto acontecem as obras.

Até lá, quem precisa sair da sede de Guaratinga para os povoados de Cajuíta e Barra Nova precisarão fazer o trajeto pela BR-101, pela cidade Itabela, ou deixar o veículo de um lado da ponte, atravessar a pé à beira da barragem e pegar um segundo veículo do outro lado do rio.

O trajeto que era de 28 quilômetros com a ponte passou a ser de 70 km. A estrutura da ponte na BA-686 em Guaratinga foi avaliada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). O órgão informou que o aviso da licitação será publicado em maio, para seleção e contratação da empresa responsável para construir a ponte.