Chá de ervas emagrecedor tem venda proibida no Brasil (Foto: Reprodução)

Ao longo da semana passada, tivemos uma notícia triste de uma mulher que faleceu por Insuficiência Hepática. Uma suspeita dos médicos que a atenderam foi de lesão no fígado induzida pela ingestão de um chá emagrecedor de 50 ervas que possuía muitas substâncias em sua composição. Será mesmo que esses chás podem agredir o fígado ?


Muitas pessoas acreditam que chás são produtos naturais, logo sempre vão fazer bem à saúde, porém esse conhecimento antigo está invalidado pelas pesquisas científicas. Nesse sentido, há substâncias que sofrem metabolização hepática como o chá verde (Camellia sinensis), cavalinha (Equisetum spp), Carqueja (Baccharis trimera), por isso podem provocar uma lesão no hepatócito, principal célula do fígado, e causar uma Hepatite induzida por chás. Além disso, pode ocorrer também toxicidade no sistema nervoso central nos chás de abacateira (Persea americana), Pau Ferro (Libidibia ferrea), cajueiro (Anacardium occidentale).

Frasco encontrado entre os pertences da vítima mostra composição do chá em cápsula (Foto: Arquivo pessoal)

Junto a isso, alguns chás prometem curar a famosa gordura no fígado, denominada Esteatose Hepática, diarreia, asma úlcera, COVID – 19 e pneumonia, mas são propagandas enganosas, pois não há evidências científicas que demonstrem cura dessas doenças.

Quem gosta de consumir chás deve ficar atento ao risco de toxicidade hepática, mas não significa que deva parar de ingeri-lo. O ideal é buscar um médico Hepatologista, o qual trata as doenças do fígado, para analisar as substâncias e o consumo ser consciente e seguro. Por fim, quando estamos nos tratando da nossa saúde não devemos nos guiar por crenças e conhecimentos antigos, mas sim pelas pesquisas do meio científico.