
A forte chuva que atingiu Guaratinga na madrugada desta segunda-feira (28) provocou pontos de alagamento em diversas estradas na zona rural do município. Foram registradas três interdições de estradas de chão.
Uma ponte na BA-283, entre os povoados de São João do Sul e Buranhém, foi levada pelas águas de um córrego, próximo à propriedade de Geraldo da Mata. Nas imagens, é possível ver que parte da estrutura de madeira foi levada pela correnteza e as parte das cabeceiras da ponte ficaram submersas na água.

Outra ocorrência foi registrada na região do Córrego do Ouro, um deslizamento de terra interditou temporariamente uma estrada vicinal.
Já no Córrego da Beleza, a estrada que liga os povoados de Monte Alegre à Colônia, no município de Eunápolis, ficou alagada deixando moradores da região ilhados.

Em nota, a Prefeitura de Guaratinga informou que interditou a área onde a ponte foi levada na BA-283. E relatou também que enviou equipes para o Córrego do Ouro com máquinas a fim de desobstruir a via interditada por terra e vegetação. A prefeitura não informou sobre o Córrego da Beleza.
ALERTA VERMELHO – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) expediu nesta segunda-feira (28) um alerta vermelho de grande perigo para o acumulado de chuvas em Guaratinga e outras cidades da região.
Segundo a previsão, haverá chuvas constantes, superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, que podem gerar grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

De acordo com o centro de meteorologia, os municípios de Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Itamarajú, Teixeira de Freitas e Prado estão na lista das cidades que podem ser diretamente afetadas. Clique aqui e veja a lista completa de cidades.
Os institutos de pesquisa Inmet e Climatempo, mostram que haverá chuva na região até sexta-feira (02).