Ouça essa matéria:
Ponte foi levada pela chuva na BA-283, em Guaratinga (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A forte chuva que atingiu Guaratinga na madrugada desta segunda-feira (28) provocou pontos de alagamento em diversas estradas na zona rural do município. Foram registradas três interdições de estradas de chão.


Uma ponte na BA-283, entre os povoados de São João do Sul e Buranhém, foi levada pelas águas de um córrego, próximo à propriedade de Geraldo da Mata. Nas imagens, é possível ver que parte da estrutura de madeira foi levada pela correnteza e as parte das cabeceiras da ponte ficaram submersas na água.   

Deslizamento de terra no Córrego do Ouro, em Guaratinga (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Outra ocorrência foi registrada na região do Córrego do Ouro, um deslizamento de terra interditou temporariamente uma estrada vicinal.

Já no Córrego da Beleza, a estrada que liga os povoados de Monte Alegre à Colônia, no município de Eunápolis, ficou alagada deixando moradores da região ilhados.

Estrada do Córrego da Beleza ficou alagada (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em nota, a Prefeitura de Guaratinga informou que interditou a área onde a ponte foi levada na BA-283. E relatou também que enviou equipes para o Córrego do Ouro com máquinas a fim de desobstruir a via interditada por terra e vegetação. A prefeitura não informou sobre o Córrego da Beleza.


ALERTA VERMELHO – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) expediu nesta segunda-feira (28) um alerta vermelho de grande perigo para o acumulado de chuvas em Guaratinga e outras cidades da região.

Segundo a previsão, haverá chuvas constantes, superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, que podem gerar grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Inmet emitiu um alerta vermelho para o Extremo Sul nesta segunda-feira, dia 28 (Foto: Reprodução / Inmet)

De acordo com o centro de meteorologia, os municípios de Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Belmonte, Itamarajú, Teixeira de Freitas e Prado estão na lista das cidades que podem ser diretamente afetadas. Clique aqui e veja a lista completa de cidades.

Os institutos de pesquisa Inmet e Climatempo, mostram que haverá chuva na região até sexta-feira (02).