Ouça essa matéria:
Colégio Jésus Moura celebra o Dia da Consciência Negra em Guaratinga. (Foto: Divulgação/JM News)

O Colégio Estadual Jésus Moura promoveu uma celebração marcante em homenagem ao Dia da Consciência Negra na quarta-feira, 20 de novembro. O evento reuniu alunos, professores e a comunidade em torno de apresentações artísticas e culturais, destacando a riqueza e a importância das contribuições da população negra para a história e a cultura brasileiras.


“Esse movimento é de extrema importância, porque essa luta não é só no dia 20 de novembro, mas é uma luta diária que nós enfrentamos e precisamos mostrar que nós somos capazes, que nós podemos que nós temos o nosso direito de ter o nosso lugar. Nós somos resistência sempre e esse evento é para mostrar isso e é muito maravilhoso”, disse a vice-diretora do Colégio, Joara Nascimento.

Colégio Jésus Moura celebra o Dia da Consciência Negra em Guaratinga. (Foto: Divulgação/JM News)

Com uma programação diversificada, o evento contou com apresentações de dança que exaltaram ritmos afro-brasileiros, uma peça teatral abordando questões de racismo e ancestralidade, um coral de música interpretando canções de resistência e um recital de Cordel que trouxe versos sobre a luta e a valorização da cultura negra. Outras atividades, como exposições e um grande Desfile, complementaram o dia, engajando os participantes em reflexões profundas sobre igualdade racial e respeito às diferenças.

Colégio Jésus Moura celebra o Dia da Consciência Negra em Guaratinga. (Foto: Divulgação/JM News)

“O dia é da Consciência Negra, para nos conscientizarmos sobre o que é ser negro, o que seria esta consciência negra que não é só ficar se recordando de todas essas mazelas que o povo negro sofreu. É a gente também pensar, refletir e vivenciar todas as riquezas que a cultura africana trouxe para nós, como que nós acabamos ficando como sendo afro-brasileiros, como tendo uma descendência por meio disso”, afirmou a professora de história, Vanderléia Fernandes.

Ao final, a comunidade escolar destacou a importância de iniciativas como essa para promover a conscientização e o diálogo sobre a luta contra o racismo. A Diretora do colégio ressaltou que eventos culturais como o realizado no Dia da Consciência Negra são fundamentais para inspirar os jovens e fortalecer a valorização da diversidade. A celebração foi encerrada com aplausos e a promessa de que essa tradição continuará a iluminar a história e a identidade de todos os envolvidos.