
A comemoração pelos 16 anos de criação do Parque Nacional do Alto Cariri reuniu atletas de diferentes cidades da Bahia e de Minas Gerais durante uma corrida comemorativa realizada no domingo (14), no povoado de Monte Alegre, em Guaratinga.
A prova teve largada em frente ao escritório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Monte Alegre, e chegada às margens da cachoeira do Complexo de Lazer Valdeci Pequeno. O evento marcou mais um aniversário de uma das mais importantes unidades de conservação da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia. O Parque Nacional do Alto Cariri é administrado pelo ICMBio, órgão federal responsável pela gestão das unidades de conservação do país, e desempenha papel fundamental na proteção das nascentes, da fauna, da flora e dos recursos naturais da região.
Com percurso de 5 quilômetros, os participantes percorreram as ruas do povoado, seguiram pela estrada sentido Eunápolis e passaram pela região do Pinheirinho, retornando em frente à Fazenda de Isaque e Gago até a linha de chegada.
Segundo o jornalista Urbino Brito, que acompanhou o evento, a corrida reuniu 150 atletas, sendo 92 mulheres — o equivalente a aproximadamente 61,3% dos participantes — e 58 homens. A prova contou com corredores de Guaratinga, Eunápolis, Itabela, Itamaraju, Porto Seguro, incluindo o distrito de Trancoso, além de Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais. Atletas dos distritos de Buranhém, Barra Nova, Monte Alegre e São João do Sul também marcaram presença na comemoração pelos 16 anos do Parque Nacional do Alto Cariri.

Na classificação geral masculina, Tiago Silva, de Barra Nova, conquistou o primeiro lugar. Sávio Silva, de Guaratinga, ficou com a segunda colocação, seguido por Luan Costa, de São João do Sul, que terminou em terceiro.

Entre as mulheres, a vencedora foi Erlane Carvalho, de Monte Alegre. Mislene Dias Silva, de Santo Antônio do Jacinto (MG), ficou em segundo lugar, enquanto Paula Lacerda, de Guaratinga, completou o pódio na terceira posição.
Na categoria local, os campeões foram Wegles Alves e Amanda Santos, ambos moradores de Monte Alegre.
Após a corrida, os participantes foram recepcionados com um café da manhã preparado pela organização, com frutas, sanduíches e outras opções oferecidas aos atletas, promovendo um momento de confraternização.
O evento foi organizado pelo grupo Monte Alegre Running e o ICMBio recebendo elogios dos participantes pela estrutura e organização. Além de incentivar a prática esportiva, a corrida também reforçou a importância da preservação ambiental e do turismo ecológico na região do Parque Nacional do Alto Cariri.





