Aconteceu nesta quinta-feira (23/03) no auditório do IFBA de Eunápolis, o encontro do território Costa do Descobrimento para o debate e acolhimento de sugestões de projetos e demandas dos municípios da região, uma mobilização social que forma o Plano Plurianual – PPA 2024-2027 do Governo da Bahia, evento coordenado pela SEPLAN e pela Secretaria de Relações Institucionais – SERIN.
EIXO 1- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
EIXO 2 – Segurança Pública e Defesa Social
EIXO 3 – Meio Ambiente e Segurança Hídrica
EIXO 4 – Desenvolvimento Produtivo
EIXO 5 – Desenvolvimento Rural
EIXO 6 – Desenvolvimento Urbano, Rede de Cidades, Infraestrutura e Logística
EIXO 7 – Saúde
EIXO 8 – Assistência Social, Garantia de Direitos, Igualdade de Raça e de Gênero e Povos e Comunidades Tradicionais
EIXO 9 – Cultura
EIXO 10 – Gestão Governamental
O Governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, não esteve presente, pois o evento acontecia simultaneamente em outras regiões setoriais e ele resolveu participar da plenária em Feira de Santana. Em Eunápolis, o governador foi representado por sua secretária, Fábia Reis.
Ao longo dos próximos 02 meses serão realizadas plenárias de escuta popular nos 27 territórios baianos. Um processo que conta com a contribuição dos órgãos deliberativos de políticas públicas (Conselhos estaduais), e o trabalho de sistematização das propostas fica a cargo das secretarias estaduais.
Depois disso, o Plano Plurianual será enviado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa (ALBA).
Prefeitos, vereadores, empresários e líderes políticos, produtores culturais, representantes da Saúde, Educação, Segurança Pública e outras entidades sociais da região, marcaram presença neste evento de grande importância para a Costa do Descobrimento.
Porto Seguro e Eunápolis encaminharam a proposta aprovada em plenária para a implantação de um colégio militar em Porto Seguro e ampliação da policia militar em Eunápolis, favorecendo assim uma melhor estrutura para famílias de policiais e uma melhor segurança para a regional Costa do Descobrimento. O colégio Militar favorecerá toda a sociedade com o de estudantes sem mensalidades ou concurso.
Itabela foi contemplada com o espetáculo Paixão de Cristo e o Festiva Audiovisual, reivindicação do cineasta Itabelense Sid Oliveira.
Guaratinga enviou propostas para a cultura, economia e infraestrutura, como a volta da Festa do Cacau, o apoio ao evento CachuFolia em Monte Alegre, e a pavimentação asfáltica e estruturação da BA 283, no trecho entre Itabela e Santo Antonio do Jacinto, fortalecendo o turismo e a economia da região do Extremo Sul, facilitando o trânsito com o Norte de Minas Gerais, proposta dos Presidentes da AZAPIMAG – Jean Roberto e o presidente da AUBN – Comunidades dos Binhas, Hélio Lira, com a colaboração de outros representantes de municípios da região que votaram pelo projeto.
Ainda no quesito de melhorias de infraestrutura de estradas, foi contemplada também a pavimentação da rodovia BA 683, entre o Ponto Central e Roça do Povo em Eunápolis.
Para Junior Franco, que defendeu a volta da Festa do Cacau, não é apenas nostalgia, mas é muito importante resgatar os tempos de ouro quando a cidade era badalada, tínhamos diversos eventos que movimentavam a economia, e a vida cultural. Guaratinga tinha cinema, boate, exposição agropecuária, entre outros. Hoje nos resta a saudade!
Outras linguagens artísticas também foram contempladas neste PPA 2024 – 2027.
A Costa do Descobrimento é formada por Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim e Belmonte.
O QUE É PPA PARTICIPATIVO?
O Plano Plurianual (PPA) participativo é a inclusão do povo no planejamento das políticas públicas e das escolhas das áreas que terão investimentos mais significativos.
O PPA é um documento feito a várias mãos, que orienta as ações do governo durante 4 anos.
É através do diálogo permanente com a população, representada nos conselhos estaduais, colegiados e grupos de trabalhos territoriais, que estamos construindo uma visão de futuro que vai transformar vidas, levando desenvolvimento para todos os baianos e baianas.