
Na manhã deste sábado, 26 de abril, terceiro dia de celebrações pelos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, um momento de profunda emoção marcou Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália a chegada da Cruz Original usada na histórica celebração de 1500.
Trazida de Salvador em um voo especial até o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, a cruz foi recebida com solenidade e grande comoção. Presentes na recepção estavam o vice-prefeito de Porto Seguro, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, o padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, e Dom Dirceu, presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).

Após a cerimônia de acolhida no aeroporto, a cruz foi levada para a Igreja de São Sebastião, no bairro Campinho, em Porto Seguro, onde ficou em exposição para visitação dos fiéis. Às 13h, a Cruz seguiu em uma grande procissão até a Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália — local simbólico onde, há 525 anos, foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro.
A programação deste sábado inclui ainda a Missa Pontifical, prevista para as 16h na Praça do Cruzeiro, presidida por autoridades eclesiásticas, além de uma grande celebração religiosa e apresentações musicais, com destaque para o show da banda Colo de Deus. A TV Aparecida faz a transmissão oficial das festividades, levando a emoção do evento para todo o país.









