Ouça essa matéria:
Créditos: ASCOM Diocese de Eunápolis

Na manhã deste sábado, 26 de abril, terceiro dia de celebrações pelos 525 anos da Primeira Missa no Brasil, um momento de profunda emoção marcou Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália a chegada da Cruz Original usada na histórica celebração de 1500.


Trazida de Salvador em um voo especial até o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, a cruz foi recebida com solenidade e grande comoção. Presentes na recepção estavam o vice-prefeito de Porto Seguro, o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, o padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, e Dom Dirceu, presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).

Créditos: ASCOM Diocese de Eunápolis

Após a cerimônia de acolhida no aeroporto, a cruz foi levada para a Igreja de São Sebastião, no bairro Campinho, em Porto Seguro, onde ficou em exposição para visitação dos fiéis. Às 13h, a Cruz seguiu em uma grande procissão até a Praça do Cruzeiro, em Santa Cruz Cabrália — local simbólico onde, há 525 anos, foi celebrada a primeira missa em solo brasileiro.

A programação deste sábado inclui ainda a Missa Pontifical, prevista para as 16h na Praça do Cruzeiro, presidida por autoridades eclesiásticas, além de uma grande celebração religiosa e apresentações musicais, com destaque para o show da banda Colo de Deus. A TV Aparecida faz a transmissão oficial das festividades, levando a emoção do evento para todo o país.