Ouça essa matéria:

Na última sexta-feira (04), Guaratinga promoveu um importante avanço na profissionalização do futebol local com a realização do primeiro curso de arbitragem voltado especificamente para servidores do Departamento Municipal de Esportes. A capacitação reuniu 16 participantes da sede e dos povoados, combinando teoria e prática – com aulas no auditório do Sispug (Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga) e exercícios práticos no campo do Kelezão.


O vereador Rodrigo Reis (PCdoB), líder do governo e principal articulador da iniciativa, destacou o apoio recebido: “Quero agradecer ao nosso prefeito Rafael Gandhi pelo total apoio a esse projeto que vai revolucionar o esporte em nossa cidade”.

O curso foi viabilizado através de parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), contando ainda com o apoio do secretário estadual Augusto Vasconcelos, do coordenador de cursos da Sudesb Gustavo Miranda e do deputado estadual Bobô.

“Nossa objetivo é fortalecer o esporte local com profissionalização e incentivo. Esse curso vai capacitar nossos árbitros e abrir portas para novos talentos. Estamos devolvendo dignidade ao esporte de Guaratinga”, afirmou Enfermeiro. O parlamentar também celebrou a conquista de R$ 100 mil em emendas do deputado Bobô, recursos que serão integralmente aplicados nos Jogos Garça Branca, marcados para os dias 25, 26 e 27 de abril no Ginásio de Esportes da cidade.

Esta primeira capacitação para servidores municipais marca o início de um amplo projeto de qualificação esportiva na região. A expectativa é que novas turmas sejam formadas ainda este ano, ampliando o número de profissionais preparados para atuar nos campeonatos locais e elevando o padrão das competições amadoras em Guaratinga.