Os casos de dengue têm aumentado de forma significativa no Brasil desde o começo deste ano de 2024. Só na Bahia, 64 municípios estão em epidemia, com cerca de 16.771 mil casos prováveis da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde de Guaratinga, até o momento houveram 7 notificações (casos suspeitos), mas nenhum caso confirmado de dengue no município nos dois primeiros meses de 2024.
Porém, com aumento de casos da doença no estado, a população guaratinguese resolveu se prevenir contra o mosquito Aedes aegypti fazendo uso de repelentes.
Isso fez com que neste mês de fevereiro as vendas dos produtos aumentassem mais de 300% em duas farmácias pesquisadas pelo FURO31 em relação ao mês de janeiro.
Na Farmácia Vide Bula – Trabalhador Mais Popular, foram vendidos seis produtos no mês de janeiro, enquanto em fevereiro foram anotadas as vendas de 24 repelentes. Isso representa um aumento de 400% de vendas em 30 dias, ou seja quadruplicaram.
Em janeiro, a Farmácia Jerusalém registrou ao todo vendas de 15 unidades do produto, enquanto na mesma data em fevereiro foram apontadas as vendas de 44 unidades. Isso representa um aumento de aproximadamente 300% de vendas em 30 dias, ou seja triplicaram.
A Prefeitura de Guaratinga tem feito campanhas sobre o combate da dengue nas redes sociais e nesta terça-feira (27), o Governo do estado anunciou que contará com a tecnologia de drones para identificar os focos do mosquito em áreas de difícil acesso.
O Ministério da Saúde anunciou que neste sábado (02), será realizado o dia D nacional com o tema “10 minutos contra a dengue”. O foco da mobilização nacional será reforçar as ações e de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.