Desvio é liberado para veículos pesados na BR-101 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas (Foto: Divulgação)

O desvio da cratera aberta no trecho do km 817 da BR-101, na cidade de Itamaraju, foi liberado para veículos pesados na quinta-feira (9). A interrupção do tráfego aconteceu por causa das chuvas que caíram na cidade em 22 de dezembro de 2022.


A rodovia, que é uma das mais importantes do Brasil e corta diversos estados de norte a sul do país, é usada principalmente para o transporte de cargas.

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi um dos políticos que realizou diversas solicitações ao Governo Federal para amenizar a situação da estrada.

“Nós enviamos ofício ao Ministério dos Transportes e à Casa Civil ainda em janeiro. A intervenção no Km 817 da BR 101 era urgente, diante dos danos causados pelas águas das fortes chuvas que atingiram a região no final de 2022 e início de 2023”, frisou Valmir.

As chuvas atingiram o estado desde o final de 2022 e deixaram estragos em estradas no extremo sul que precisam ser solucionados com urgência, conforme o deputado federal petista. Segundo o deputado, estradas bloqueadas causam transtornos como dificuldade em escoação de produção e deslocamento de pacientes e turistas.

Desde o dia 21 de janeiro, o desvio foi liberado para motoristas de veículos leves, que seguem na rodovia no sistema pare e siga. Quem sai de Teixeira de Freitas, sentido Itamaraju, passa pelo desvio a cerca de 200 metros de onde cratera se abriu. No sentido contrário, é preciso passar por dentro de uma propriedade rural.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fez a reconstrução da pista.