Ouça essa matéria:
Dicas para quem irá passar pela perícia médica do INSS (Foto: Agência Brasil)

A seguir você obterá dicas importantes para quem vai se submeter à perícia médica do INSS.


Se você já solicitou um benefício por incapacidade (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente) ou benefício assistencial (BPC ao deficiente), ou conhece alguém que já solicitou/está solicitando, então certamente já ouvistes falar em perícia.

A perícia médica que é tão temida por todos, é um procedimento para averiguar a doença e incapacidade que o Requerente alega ter, bem como se a referida doença gera incapacidade; e se a incapacidade é parcial ou total, permanente ou temporária.

Entendido o que é a perícia, vamos às dicas:

  1. Tente chegar com antecedência ao horário marcado. Imprevistos podem acontecer;
  2. Sempre vá acompanhado, principalmente quando a incapacidade causar limitações sérias, como por exemplo: surdez, distúrbio mental, dificuldade de se locomover, problema na fala, cegueira, entre outros;
  3. Organize todos os documentos médicos: laudos, exames, atestados, relatórios e receitas; e de preferência que os documentos estejam em ordem cronológica (do mais velho para o mais novo);
  4. Se for possível (e se esforce para isso), leve documentos médicos atualizados. Um laudo/atestado/relatório atualizado demonstra que ainda há incapacidade.

Agora uma dúvida muito comum entre as pessoas que vão se submeter à perícia é: É VERDADE QUE NO DIA DA PERÍCIA, É BOM IR BARBUDO, COM ROUPAS VELHAS, COM UM SEMBLANTE ABATIDO?

Isso é uma grande bobagem que há algum tempo atrás, até convencia o médico perito, inclusive algumas pessoas até se aproveitavam dessas “técnicas” para serem ‘aprovadas’ na perícia.

Obviamente, não precisa também ir tão bonito e arrumado como se estivesse indo a um casamento, mas o que será avaliado de fato, será a documentação médica que você irá apresentar e o seu estado de saúde na data da perícia (se está consciente, corado, se tem sinais de exposição solar, entre outros aspectos).

Então, se você vai passar por perícia médica ou conhece alguém que irá se submeter, já encaminhe essas dicas valiosas e, boa sorte!