Diante do aumento de casos registrados de Coronavírus na região, na Bahia e no Brasil várias informações estão sendo compartilhadas nas redes sociais.
Esta coluna de saúde fez uma filtragem do que realmente é verdade ou mentira na internet. Listamos as 15 informações mais frequente, veja abaixo:
– MENTIRAS
Existe vacina para prevenção do Coronavírus
Ainda não se tem uma vacina contra esse microorganismo. Entretanto, a equipe do Instituto Butantan já iniciou pesquisa para uma possibilidade de vacina.
Chás e vitaminas ajudam a prevenir a doença
Infelizmente essa medida não consegue proteger o indivíduo contra esse vírus. A medida de prevenção principal é higienizar as mãos frequentemente.
O Coronavírus infecta cães e gatos
A OMS afirma que até o momento não possui evidência significativa de que animais de estimação possam ser infectados ou transmitir esse vírus. No entanto, pessoas infectadas devem evitar contato com os animais de estimação.
O álcool em gel não é eficaz contra a infecção pelo Coronavírus
Essa notícia compartilhada, recentemente, pelas mídias sociais foi refutada pelo professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Fábio Rodrigues disse que o álcool em gel 70% consegue matar diferentes microorganismos.
Toda pessoa que veio da China precisa ficar isolada
Só vão ser isoladas as pessoas com sinais de infecção respiratória como: espirros, tosse, febre e dificuldade de respirar.
Todo mundo deve usar máscara de proteção
As pessoas que devem usar máscara são as que apresentam sintomas da doença e só deve ser utilizada uma vez. Mas todos devem fazer a higienização das mãos.
Comer alho reduz a chance de infecção pelo Coronavírus
O alho é um alimento muito importante para a redução do colesterol e nos processos do sistema imune. No entanto, de acordo a OMS, por mais que seja um alimento saudável, não existe nenhuma comprovação científica que seu consumo protege as pessoas do novo Coronavírus.
O vinagre é mais eficiente que o álcool gel para higienização das mãos
Conforme a médica infectologista do hospital universitário da UFSC, o vinagre é composto pelo ácido acético, mesma substância utilizada para a esterilização de instrumentos. No entanto, na pele esse ácido não possui essa função. Nesse sentido, não consegue matar os microorganismos como bactérias, vírus e fungos. O álcool em gel 70% tem propriedade de eliminar os patógenos da pele.
Há medicamentos específicos eficazes contra o novo Coronavírus
Por ser uma nova mutação nesse vírus ainda não se tem um medicamento específico para o tratamento. Recomenda – se a ingestão de líquidos, analgésicos e antitérmicos. Pacientes que possuem desconforto respiratório podem necessitar de um suporte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A vacina contra a gripe protege contra o Coronavírus
A gripe é causada por um vírus diferente, o Influenza. Mas é importante ser vacinado contra o Influenza porque auxilia os profissionais de saúde a identificar os casos de Coronavírus.
– VERDADES
O novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar
A principal forma de contágio é por gotículas de espirros e tosse, pois o vírus fica suspenso no ar. Com isso, o microorganismo pode ficar suspenso nos objetos, podendo sobreviver até 2 horas. Para isso, deve – se lavar as mãos da forma correta com água e sabão durante 20 segundos, lembrando de passar sabonete nos dois lados das mãos, entre os dedos, abaixo das unhas e lavar bem o polegar.
O Coronavírus causa um quadro de resfriado comum
As manifestações clínicas desse vírus são: febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta. Em casos de idosos e de pacientes com doenças crônicas, como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, podem evoluir para uma Insuficiência Respiratória, sinal que se deve procurar o serviço de saúde. Se você viajou para algum lugar com o surto do vírus ou mantém contato com alguém que tem sintomas suspeitos é indicado procurar um serviço de saúde, pois possa ser que esteja infectado pela doença.
A morte pode ocorrer advinda das complicações como a Insuficiência Respiratória. Dados da OMS revelam que o índice de letalidade é entre 2% a 3%
Higienizar o celular com álcool em gel pelo menos uma vez ao dia
Se uma pessoa toca em uma superfície contaminada pelo vírus e depois usa o celular pode ocorrer à contaminação do aparelho eletrônico. Com isso, torna – se necessário higienizar o celular.
Produtos de limpezas são eficazes para matar o Coronavírus
Os produtos de limpeza como água sanitária e o sabão são eficazes para limpar os móveis, pois conseguem matar os microorganismos que ficam em superfícies.
Higienizar as mãos após ter contato com o dinheiro
Quando um indivíduo espirra ou tosse e tem contato com cédulas é importantíssimo lavar as mãos, pois o vírus pode contaminar o dinheiro. Caso outra pessoa pegue nessa nota contaminada e não higieniza as mãos e tem contato com as mucosas pode ser contaminado pelo Coronavírus.
Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina pela Universidade Tiradentes do Estado de Sergipe