
O prefeito Ricardo Flauzino apresentou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11), um balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de sua gestão, com destaque para o anúncio da tão aguardada obra de drenagem pluvial no bairro da Bacia. O evento, realizado no prédio da Prefeitura, contou com a presença do vice-prefeito Zé Sossai, secretários municipais e membros da equipe de governo.
Reorganização administrativa
Flauzino destacou que os primeiros meses foram dedicados a ajustar a estrutura da gestão municipal. “Cem dias de governo, a gente estava reorganizando a casa. É importante ressaltar que nós pegamos a cidade organizada pelo ex-prefeito, mas ela precisava de um novo formato. Então, trabalhamos esses cem dias ajustando algumas peças”, explicou. Entre as medidas, está a finalização da Lei de Estrutura, que será enviada à Câmara para reformular o quadro de funcionários e definir com precisão as atribuições de cada setor.

Queda nos índices de criminalidade
A segurança pública foi outro ponto destacado. O prefeito comemorou uma redução de 90% nos homicídios e assaltos nos primeiros meses de gestão, principalmente nos distritos de Monte Pascoal e Montinho. “É um dado notório na cidade. Agora, estamos pleiteando projetos para que Itabela dê novos passos, como a drenagem da Bacia, que autorizei hoje a ordem para licitação”, afirmou.
Obras e investimentos
Além da drenagem pluvial – que deve resolver os alagamentos crônicos no bairro da Bacia –, o governo anunciou a construção de duas UBS (Campo do Peladão e Jaqueira), uma creche no Jardim Paquetá e 50 casas populares, com local definido até junho. Na educação, houve reajuste salarial para professores e melhorias no transporte escolar. Na saúde, foram realizados 10 mil atendimentos e 200 cirurgias em três meses.

Cultura e próximos passos
O prefeito também confirmou o Arraiá Bela, festa que celebra a emancipação do município e o São João, para os dias 13 e 14 de junho, com duas noite de shows musicais, festival de quadrilhas e um dia dedicado as crianças. Ao final, Flauzino reforçou o compromisso com transparência e diálogo, concedendo entrevistas à imprensa e destacando que, após a reorganização, a prioridade agora é acelerar obras e serviços nos bairros.