A última sessão da Câmara de Vereadores deste ano de 2024, realizada nesta quarta-feira (18), foi marcada por um clima de emoção e agradecimentos por parte dos quatro homenageados com títulos de cidadão guaratinguense e oito que receberam honras ao mérito profissional.
A reunião contou com a presença dos eleitos para 2025: prefeito Rafael Gandhi (PT), o vice Deldi Ferreira (PSD), além dos vereadores Daniel Moronari (PSD), Paulo Chiclete (PSD) e a representante do atual governo, Patrícia Dantas.
O secretário de Desenvolvimento Social, Valdelício Menezes, foi o primeiro a receber, das mãos do vereador Gelson Almeida (PSD), o título de reconhecimento pelo mérito profissional.
“Esse título é de grande valia para mim enquanto pessoa. É a realização de um sonho pessoal e, profissionalmente, também é uma realização. Saber que o seu trabalho é reconhecido e que você tem mérito torna isso muito importante,” afirmou o secretário.
O secretário de Educação, Dr. André Luiz Cramer, o diretor de Tributos, John Villy, e a servidora aposentada Nilza Aguiar também foram reconhecidos com o título.
“Apesar de pouco tempo no município, pude sentir o que é, de fato, ser um cidadão desta cidade. Passei por diversas casas e situações que me ajudaram a criar intimidade com o povo de Guaratinga,” disse o secretário de Educação, André Cramer.
“Sou guaratinguense de carteirinha e defendo com unhas e dentes este município. Quero dizer que esse título não representa apenas as palavras escritas neste papel, mas vale muito mais pelo que está na intenção do documento,” declarou o diretor de Tributos, John Villy.
“Para mim, é muito honroso. Sinto-me lisonjeada por ser lembrada por esta Casa pela segunda vez. Em 2020, recebi o título de Honra ao Mérito pelo mérito profissional e, agora, o título de Cidadã Guaratinguense. É muito gratificante ser lembrada mais uma vez,” disse Nilza Aguiar.
Como honra e reconhecimento ao mérito profissional, os policiais militares major Vagner Gonçalves, capitão Irlan Michel, cabo Melrison Aranha, cabo Fernando José, sargento Joaldo Silva, sargento Normando Oliveira, além dos policiais civis delegado Dr. Robson Andrade e o investigador Fábio Viveiros e a juíza da comarca de Guaratinga, Dra. Aline Klais, receberam suas honrarias.
“Toda sociedade tem o seu lado que não é tão bom, mas Guaratinga é uma cidade ordeira e respeitosa, formada por bons cidadãos. Esses cidadãos estão sempre ajudando a Polícia Militar, falou o Capitão PM Irlan Michel.
“Às vezes a gente faz o trabalho e não se preocupa com o tempo que está passando e a sociedade de Guaratinga passou a entender isso, passando a me ajudar neste trabalho entendo que estou tentando protegê-los”, declarou o PM, Melrison Arranham.
“Para mim receber essa honraria é muito gratificante. Muitos anos de serviço prestado em nosso município, só tenho a agradecer a cada um de vocês”, declarou o cabo PM, Fernando José.
“Desempenhar um papel cheio de desafios, enche-me de orgulho. Neste momento eu gostaria de agradecer a Deus, aos meus pais e ao companheirismo de todos os meus colegas e toda a comunidade Guaratinguense pelo apoio. Podem contar comigo para o que der e vier”, falou o sargento PM, Joaldo Silva.
“A Polícia Militar da Bahia está sempre a serviço da comunidade, sempre pronta para servir a população de Guaratinga. Qualquer hora e minuto, podem contar com a Polícia Militar de Guaratinga que está aí para servir a comunidade”, disse o sargento Normando Oliveira.
“É uma honra estar aqui recebendo este título. São sete anos em Guaratinga. Estarei de plantão dia 26,27,28, 29 e a gente não para de trabalhar”, declarou o delegado da Polícia Militar, Robson Andrade.
“Ser mulher aqui em Guaratinga e ocupar uma posição de poder não é fácil. Agradeço ao reconhecimento pelo trabalho que fiz neste ano. Fiquei muito honrada, pois como mulher eu tive que trabalhar duas vezes mais para mostrar a minha competência e ser respeitada pelos advogados”, declarou a juíza da Comarca de Guaratinga, Dra. Aline Klais.
Esta foi a última sessão do vereador Luíz Eduardo (PT) no posto de presidente da casa, após ter comandado por dois anos. Em seu discurso, ele fez questão de agradecer a toda a equipe que o ajudou.
“Aqui neste encerramento de mandato não só de vereador, mas como presidente desta casa, eu quero agradecer de uma forma especial a todos os funcionários desta casa que trabalharam incansavelmente para me ajudar a administrar esta câmara. Agradeço a minha equipe que fez com que minhas contas fossem aprovadas na íntegra, disse o vereador Luíz Eduardo.
As sessões da Câmara retornarão em fevereiro de 2025, após as posses dos novos vereadores e a votação para escolha do novo presidente do Poder Legislativo para o biênio 2025/2026 que será realizada no dia 1º de janeiro.