Ouça essa matéria:
Erosão pode ter provocado vazamento de água da represa de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Uma barragem de água vazou no fim da manhã desta quinta-feira (4) em Guaratinga. A represa construída em uma propriedade particular há mais de 50 anos é um dos pontos turísticos do município.


Segundo os proprietários do local, o volume de água começou a diminuir por volta das 11h da manhã, escorrendo rapidamente no intervalo de 40 minutos. Eles acionaram a secretaria de meio ambiente que esteve no local junto com uma equipe de engenheiros.

Nossa equipe esteve no local e observou que existe uma espécie de buraco lateral, aonde a água parece estar escoando por debaixo da barragem.

Erosão pode ter provocado vazamento de água da represa de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O secretário de meio ambiente, Adalberto Oliveira, informou que a estrutura passará por uma avaliação técnica nos próximos dias para identificar a causa do vazamento de água. Ainda segundo Adalberto, como a represa é antiga com mais de 50 anos, existe a suspeita de erosão, pois a estrutura aparentemente não apresentou rachaduras e só uma avaliação mais precisa poderá informar o real motivo do incidente.

O responsável pela pasta, lembrou que a barragem não pertence ao município como está sendo divulgado nas redes sociais, pois ela está localizada em uma propriedade particular.

EMBASA

Nas redes sociais, muitas pessoas se mostraram preocupadas com um possível desabastecimento de água na cidade, mas funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entraram em contato com nossa equipe para informar que não há motivo para preocupação.

Represa da Embasa está cheia para a captação água e abastecimento da cidade (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

“O vazamento aconteceu na barragem um pouco mais abaixo do curso do rio em outra propriedade. A barragem da Embasa permanece intacta e cheia, não há qualquer possibilidade de faltar água para abastecer a cidade. Temos também os postos artesianos usados em situações de emergência”, acalmou o funcionário da Embasa, Edilson Viana.

Enquanto isso, um dos cartões postais do município não será visto por um bom tempo cheio de água a ponto das pessoas tomarem banho nos famosos canos da represa.

Por FURO31