Ouça essa matéria:
(Foto: Arthur Bruno/FURO31)

Os alunos do Centro Educacional Delícia de Aprender (CEDA) puderam interagir e trocar experiências com a atriz Gabi Roncartti e o músico Flávio Landau, na tarde desta terça-feira (18) em Guaratinga. O encontro de crianças com renomados artistas nacionais é mais um projeto de fomento à cultura promovido pelo artista e produtor cultural Hallily Suzza’h, que também já trouxe uma peça teatral para o município.


Durante o evento, chamado de ‘Falando de arte com Gabiruta’ os alunos puderam fazer perguntas e obter inspirações sobre a vida dos artistas, especialmente aqueles que trabalham na televisão.

A atriz Gabi Roncartti, conhecida como “Gabiruta”, começou sua carreira muito jovem, aparecendo na capa de revistas, como “Capricho”, e fazendo parte do elenco do programa infantil popular “Fantasia”. Ela atuou em novelas no SBT e participou de séries na Globo.

(Foto: Arthur Bruno/FURO31)

Landau é um talentoso músico que teve grande sucesso no Brasil, com hits como “Lata-Velha” que ficou eternizado no programa de TV “Caldeirão do Hulk” e agora, no “Domingão”, ambos da Rede Globo.

“Tudo que eu consegui fazer lá fora, quero trazer de volta para minha cidade natal, porque, infelizmente, sendo uma cidade pequena com menos habitantes, é difícil. No entanto, toda discussão sobre arte é bem-vinda, especialmente nas escolas, onde os alunos podem fazer perguntas e aprender que é possível viver de arte. É importante para a sociedade porque é cultura e nos ensina a respeitar e entender o pensamento de outras pessoas”. Comentou Hallily.

(Foto: Arthur Bruno/FURO31)

O evento foi uma conversa com as crianças que destacou a importância da cultura para os alunos e permitiu que eles aprendessem mais sobre o mundo artístico.

Ao FURO 31, o músico Landau contou como é dividir sua experiência. “Visitar escolas e compartilhar a arte é uma missão que vem desde minha infância, quando recebi um grupo de artistas teatrais na minha escola em Alfenas-MG, há 40 anos”. Ressaltou.

Gabi Roncartti lembrou que durante as apresentações do ‘Rock+Humor’, outro projeto seu, percebeu uma dificuldade em contemplar o público infantil e por isso criou o ‘Falando de arte”. Ela acredita que a cultura não deve morrer e, se os artistas vivem dela, devem transmitir seus conhecimentos para os outros.

O evento foi uma fonte de grande alegria para os alunos e professores da CEDA, e os organizadores esperam continuar oferecendo eventos semelhantes no futuro.

Para a diretora e professora da CEDA, Marlene Francisco dos Santos, momentos como esse são muito raros no município. “Quando houve a oportunidade de trazê-los aqui, não medimos esforços, porque entendemos que a educação e a cultura vão fazer a nossa cidade ser melhor e o nosso país se transformar”, concluiu. 

Veja algumas participações dos artistas em programas de TV: