Ouça essa matéria:
Na ocasião, o carro do ex-secretário foi encontrado incendiado na zona rural da cidade (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil de Belmonte concluiu o inquérito policial nesta quinta-feira (06) e indiciou Helton Matos de Menezes, de 45 anos, ex-secretário de administração da Prefeitura Municipal de Belmonte, pelos crimes de comunicação falsa de crime e tentativa de fraude para obtenção de indenização de seguro.


No dia 8 de maio de 2024, Helton Matos de Menezes acionou as autoridades de segurança, relatando que havia sido vítima de sequestro enquanto trafegava pela estrada que liga a sede de Belmonte a Barrolândia, dentro do mesmo município. Na ocasião, o carro do ex-secretário foi encontrado incendiado na zona rural da cidade, o que levou a Polícia Civil a iniciar uma investigação detalhada do caso.

Após intensas investigações, que incluíram perícias e análises de dados telefônicos, a Polícia Civil descobriu que os fatos apresentados por Menezes eram falsos. Confrontado com as provas descobertas, o ex-secretário confessou que não havia sido sequestrado e que seu objetivo era fraudar o seguro de seu veículo para obter uma indenização.

Diante das provas e da confissão de Helton Matos de Menezes, da Polícia Civil o indiciou por comunicação falsa de crime e tentativa de fraude para obtenção de garantia de seguro. A pesquisa foi conduzida ao Ministério Público Estadual, com atuação na cidade de Belmonte, e recebeu o número de processo 8000368-46.2024.8.05.0023.

A Polícia Civil reforça o compromisso de combater fraudes e crimes que prejudicam a sociedade, alertando que as práticas ilícitas serão rigorosamente investigadas e os responsáveis, devidamente punidos.