
Cerca de 100 famílias de agricultores do movimento “As terras” ocuparam o prédio onde funcionava a Estação Gregório Bondar (Ceplac), no distrito de Barrolândia, em Belmonte.
A ocupação aconteceu no domingo (17). Segundo os ocupantes, a estação estava em processo de desativação e eles já haviam ocupado parte da área onde as famílias têm produzido hortaliças, legumes e tubérculos há um ano.

A atividade tem gerado renda para as famílias e abastece o comércio e feiras nos municípios mais próximos. No domingo, o grupo resolveu ocupar o prédio, para reivindicar a regularização do assentamento, depois que souberam da possibilidade de venda da estação para a iniciativa privada.
Para a TV Santa Cruz, a Coordenação de Pesquisa das Estações da Ceplac disse que ainda não tinha tomado conhecimento da ocupação, mas que vai fazer o registro da ocorrência na Polícia Federal e aguardar providências.
A reportagem também procurou o Ministério da Agricultura, mas não receberam posicionamento até a última atualização dessa matéria.