Ouça essa matéria:
FURO31 visita fábrica da Veracel em Eunápolis e tem acesso ao relatório de sustentabilidade de 2023. (Vídeo: Reprodução/YouTube)

Na manhã desta quarta-feira (15), a equipe do FURO31 teve a oportunidade de visitar a fábrica da Veracel em Eunápolis. Com uma recepção calorosa, fomos introduzidos à rotina e às inovações dessa gigante da celulose que celebra seus 19 anos de operação em Eunápolis nesta sexta-feira (17).


DIA DA INDÚSTRIA E RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Durante a visita, em comemoração ao Dia da Indústria, fomos apresentados à rotina dos funcionários e ao funcionamento interno da fábrica. A gerente de comunicação Vanessa Pinto destacou as conquistas recentes da empresa, incluindo a inauguração do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas no Terminal Marítimo de Belmonte e a produção de 20 milhões de toneladas de celulose em 2023. Vanessa comentou: “A nossa inauguração do Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas no Terminal Marítimo de Belmonte é um grande resultado, uma conquista do ano passado. Também a produção de 20 milhões de toneladas de celulose registrada em 2023. Esses e tantos outros destaques a gente traz no Relatório de Sustentabilidade.”

COMPROMISSO AMBIENTAL E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

A fábrica da Veracel, que emprega mais de 1.000 colaboradores próprios, produz diariamente mais de 3 mil toneladas de celulose. A empresa possui áreas protegidas ambientalmente, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste Brasileiro – Estação Veracel. A gerente de meio ambiente, Virgínia Camargos, enfatizou o compromisso ambiental da empresa: “Dentro da fábrica, dentro dos processos que acontecem para a produção de celulose, também tem todo um controle ambiental. Todas as emissões de gases que podem ser prejudiciais ao efeito estufa, que colaboram com as mudanças climáticas, são monitoradas diariamente e estamos sempre abaixo do nível permitido pela legislação.”

IMPACTO SOCIAL E RESPONSABILIDADE

Além das práticas ambientais, a Veracel investe significativamente em sustentabilidade social. A empresa trabalha com as comunidades locais em projetos de agricultura familiar, cultura e apoio a comunidades tradicionais, incluindo indígenas e pescadores. Alexandre Campbell, gerente de responsabilidade social, destacou: “A gente consegue apoiar milhares de famílias com projetos de agricultura familiar e também temos iniciativas focadas na cultura, para comunidades tradicionais, como as comunidades indígenas, e também para pescadores. Enfim, todos os stakeholders que a Veracel se relaciona.”

EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO

A Veracel gerencia mais de 100 mil hectares de eucaliptos plantados e mais de 110 mil hectares de florestas preservadas. A construção de uma ponte sobre o rio Jequitinhonha foi um marco significativo para a empresa, facilitando a logística e o desenvolvimento da fábrica. Ari Medeiros, diretor de operações de indústria, compartilhou: “Nós atingimos 20 milhões de toneladas, com 18 anos e meio de operação. Então, nós antecipamos esse resultado em menos de dois anos como foi concebido no projeto inicial. Agora, no dia 17 de maio, estaremos completando 19 anos de vida. Isso tudo é fruto de muita competência das nossas pessoas, investimentos em melhorias constantes, e uma visão de fazer sempre mais e melhor a cada dia.”

A visita à fábrica da Veracel revelou uma empresa comprometida com a sustentabilidade, inovação e desenvolvimento social, consolidando-se como uma referência no setor de celulose no Brasil.