Ouça essa matéria:
Grupo planta mudas de bambu para tentar amenizar erosão no barranco de Monte Alegre (Foto: Divulgação)

Um grupo de 30 pessoas realizou, no último sábado (10), um plantio de mudas de bambu para evitar o avanço da erosão no barranco de Monte Alegre, povoado de Guaratinga. Cerca de 60 mudas foram plantadas dentro do barranco de 30 metros de profundidade.  


De acordo com a professora e moradora da comunidade, Fátima Gonçalves, a decisão de plantar as mudas de árvore de forma paliativa surgiu após uma reunião, na sede da Igreja Batista do povoado, com cerca de 55 pessoas do povoado.

“Um fazendeiro que participou da reunião informou que o bambu ajuda a segurar a terra durante as chuvas. Temos um pé de bambu próximo ao barranco e nessa área a terra não caiu”, explicou a educadora.

O bambu ajuda a conter água e terra no período de chuva, informou um fazendeiro (Foto: Divulgação)

Do encontro também foi levantado a possibilidade de estar marcando uma audiência pública com os poderes executivo, legislativo e judiciário (através do Ministério Público) para que medidas sejam tomadas e se for necessário, interditar a área.

Atualmente, as estruturas de três casas correm o risco de serem “engolidas” pelo buraco que fica às margens das ruas São João do Sul e Pinheiro, principais vias do povoado de Monte Alegre. A erosão, conforme relatos de moradores, acontecem há mais de 20 anos, mas se intensificaram devido às fortes chuvas que recentemente atingiram a localidade.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada, a Prefeitura de Guaratinga informou que na última quarta-feira (07) uma comitiva formada pelo secretário de Infraestrutura, Gilvanio Menezes; pelo mestre de obras Pedro Lionato; o coordenador da Defesa Civil, Jurandi Ferreira; o advogado Abraão Chaves; a assistente social Adriele Ferreira; e a psicóloga Ana Carolina Alencar estiveram no local para avaliar as condições das áreas de risco e arquitetar estratégias para atender as necessidades da população.

Ainda segundo o Poder Executivo, um estudo da área já foi feito por um engenheiro, mas ainda não há previsão para o início das obras.