As escolas municipais da sede do município começam suas atividades no ano de 2016 com uma reorganização dos níveis de ensino. Na busca por uma melhora na qualidade da educação de Guaratinga, a secretaria de educação adotou o “reordenamento de rede” que é a organização das escolas por faixa de ensino.
“As nossas escolas atualmente estão recebendo três modalidades: infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa aglomeração de três modalidades em uma só escola dificulta a proposta pedagógica que contemple as três modalidades com eficácia. Em termos de estrutura física as nossas escolas, não são adaptadas para atender as três modalidades em uma escola só, por exemplo, uma escola de educação infantil precisa ter um parquinho, alimentação, professores, proposta pedagógica, organização e ornamentação adequada para aquelas crianças. Nós fizemos esse reordenamento para melhorar a qualidade da educação de Guaratinga.”, afirmou Paulo Galdino, secretário de Educação.
Com as novas alterações as escolas da sede do município iram ficar divididas assim:
- Creche Municipal vai continuar com alunos de 0 a 3 anos de idade;
- Renascer II fica com os alunos do pré-I e pré-II;
- Yeda Barradas fica com alunos do 1° e 2°ano;
- CEFEBO fica com alunos do 3° e 4°ano;
- Renascer I fica com alunos do 5° ao 9°ano;
- Joecy Pereira fica com alunos do 5° ao 9°ano;
- Instituto de Educação fica com alunos do 6° ao 9°ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As aulas que estavam previstas para começar no dia 22/02 foram adiadas para o dia 29/02 em razão das reformas das escolas, do período de carnaval e tempo maior de preparação das aulas.
Procurado, o presidente da APLB sindicato – núcleo garça branca, disse que as mudanças deveriam ser discutidas com professores e pais para sanar os pós e os contras, pois essas alterações interferem no dia a dia de alunos que moram distante das outras escolas. O sindicato reclama que até o dia de 4/02, não recebeu documento nenhum falando das mudanças, início das aulas ou das reformas nas escolas.
Por FURO31 | Adson Rodrigues